Prefeitura de Cachoeira e UFSM farão a revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico

Foi assinada na sexta-feira, 13, no Gabinete da prefeita Angela Schuh, o Plano de Trabalho para a revisão e atualização do Plano Municipal de Saneamento Básico de Cachoeira do Sul.

O documento detalha as etapas que serão realizadas no período de um ano após a data da assinatura. A Prefeitura pagará o valor de R$1,5 milhão pelo projeto, com recurso proveniente do contrato com a Corsan AEGEA.

As tratativas para a revisão e atualização do Plano Municipal de Saneamento Básico de Cachoeira do Sul iniciaram em junho deste ano, através da provocação do Município, que procurou o GRIM/UFSM – Núcleo de Estudos em Gestão de Riscos e Infraestrutura – para tratar do assunto.

A revisão leva em conta 4 principais eixos: abastecimento de água, gestão de resíduos sólidos, drenagem da água da chuva e coleta e tratamento de esgoto.

O desenvolvimento do Plano leva em conta o diagnóstico atual e seus impactos, e o prognóstico com cenário de referências e estabelecimento de metas, a apresentação de soluções graduais e progressivas, além de Projetos Básicos para questões específicas e identificação de fontes de financiamento.

Todas as etapas futuras serão construídas com a participação dos cidadãos, através de comitês e da realização de audiências públicas, até que seja construído o texto final em forma de lei.