Violência nas escolas Estaduais passa a ser monitorada diariamente

A Secretaria da Educação (Seduc) lança o mapeamento on line do programa Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar (Cipave). O novo procedimento vai permitir que as instituições de ensino insiram os dados no site da Cipave e acompanhem em tempo real o seu desempenho. A partir de 1º de fevereiro, uma aba na página inicial vai direcionar a escola para o questionário de 19 perguntas. A cada três meses, será divulgado um novo levantamento.

Para o secretário da Educação, Ronald Krummenauer, a iniciativa representa um avanço no programa. “Com o acompanhamento permanente, a direção da escola terá condições, inclusive, de se antecipar aos fatos, diminuindo ainda mais a ocorrência de violência nas escolas. É uma ferramenta de gestão importante”, ressaltou.

Uma das novidades do novo sistema, elaborado em parceria com a empresa Mstech Educação e Tecnologia, é o gráfico de desempenho. Cada diretor de escola terá login e senha para inserir diariamente os dados. No momento em que as respostas forem incluídas, um gráfico se abrirá na tela e permitirá que as escolas acompanhem o resultado das ações. Inclusive, poderão comparar os seus dados com outras instituições de ensino da região. Além disso, toda vez em que as informações forem consideradas discrepantes ou indiquem um erro de digitação, um alerta sonoro irá disparar. A medida visa a auxiliar a administração dos resultados e aumentar a vigilância para que não ocorram erros.

Vídeos

De acordo com a coordenadora estadual da Cipave, Luciane Manfro, o diferencial do mapeamento on line é a inserção diária de novos dados. Além disso, o site também terá tutorial e vídeo aula para mais esclarecimentos.

“Estamos anunciando o novo sistema para que as escolas se mobilizem, aprendam a inserir as respostas e participem. Isso vai melhorar o mapeamento e possibilitar que novas metas e estratégias de combate à violência possam ser traçadas”, explicou.

Até 2017, as escolas respondiam o questionário disponibilizado no Google Drive e o levantamento ocorria a cada seis meses. Agora, o questionário pode ser respondido de forma on line no site da Cipave e os dados podem ser incluídos diariamente.