Aulas no Campus da UFSM/Cachoeira a partir de 2019
O prefeito Sergio Ghignati, o vice-prefeito Cleber Cardoso e aos secretários municipais visitaram na tarde desta quinta-feira (10) as obras da UFSM/Cachoeira do Sul. A visita ao conjunto de prédios foi acompanhada pelo diretor Rogério Brittes e o vice-diretor Lucas Delongui. Atualmente cerca de 100 homens que atuam nas empresas De Martini, MTX e Continental trabalham na construção dos prédios, casa do estudante e arruamento.
De acordo com Brittes, dois blocos já estão prontos. Cada um deles tem nove salas com capacidade para 40 universitários cada. No entanto, ele afirmou que as aulas só devem ser transferidas para o campus em 2019, já que os blocos administrativos não estão prontos e será necessários adaptar algumas salas de aula com divisórias para receber as salas administrativas. Até mesmo o mobiliário para as primeiras salas já está armazenado no campus. No total serão nove blocos, dois restaurantes/lancheria e a casa do estudante com um total de 45 apartamentos. Atualmente a UFSM/Cachoeira tem 814 acadêmicos distribuídos em 5 cursos.
Brittes enfatizou que apresentar a obra ao prefeito e seus secretários, como representantes da comunidade, é uma forma de apresentar aos cachoeirenses o que está sendo feito e o andamento das obras. Ghignatti, que foi responsável em sua gestão anterior ela articulação para a garantia da universidade em Cachoeira, não escondeu a emoção ao entrar no prédio já pronto. “Me arrepia olhar em ver como isso aqui é hoje e lembrar o que era esta área e todo o esforço que foi para conquistá-la”, relembrou Ghignatti.