Produtores gaúchos começam a colher arroz da safra 2018/2019
O Rio Grande do Sul começa a registrar os primeiros trabalhos referentes à colheita de arroz da safra 2018/2019. A equipe do 28º Núcleo de Assistência Técnica e Extensão Rural (Nate) do Instituto Rio Grandense do Arroz, com sede em General Câmara, está acompanhando a colheita do arroz em uma lavoura de Taquari, cidade localizada a 96 quilômetros de Porto Alegre. Os trabalhos tiveram início na última segunda-feira (21).
A área que está sendo colhida agora tem 45 hectares e fica na localidade de Costa do Santa Cruz, no limite com o município de Triunfo. Essa é a primeira lavoura da região do 28º Nate, e uma das primeiras do Estado, a começar a colher arroz nesta safra. “A lavoura foi semeada no sistema pré-germinado em 10 de setembro, com a cultivar Puitá Inta CL”, acrescentam os técnicos do Irga Abílio Dória e Eduardo Sechaus.
Os produtores que já estão colhendo arroz em Taquari são Irineu Martins Bizarro, Alex Sandro da Silva Bizarro, Cristiano da Silva Bizarro e Alex Sandro da Silva Bizarro Júnior. Além dos profissionais do Irga, a família Bizarro é acompanhada pelo engenheiro agrônomo Romeu Casanova, profissional parceiro do Instituto em Taquari, município que faz parte da região da Planície Costeira Interna.
Texto: 28º Nate/Ascom Irga