Leilão da Ferrovia Norte-Sul no trecho São Paulo/Tocantins acontecerá no dia 28 de março
O governo federal anunciou que vai levar a leilão, no próximo dia 28 de março, a Ferrovia Norte-Sul, no trecho que vai de Estrela d’Oeste (SP) a Porto Nacional (TO). O trecho tem 1.537 quilômetros. O valor mínimo de outorga é de R$ 1,353 bilhão, com investimentos previstos de R$ 2,8 bilhões na ferrovia. O prazo da concessão é de 30 anos.
O leilão será realizado na Bolsa de Valores de São Paulo. As propostas serão recebidas até o dia 25 de março. A empresa vencedora irá prestar serviço público de transporte ferroviário, além de garantir a manutenção e conservação da infraestrutura. O ganhador também deverá investir na execução de planos ambientais, na implantação de oficinas de manutenção e postos de abastecimento e na aquisição de equipamentos ferroviários e material rodante.
Ferrovia
A ferrovia Norte-Sul foi projetada para se tornar a espinha dorsal do transporte ferroviário do Brasil, integrando o território nacional e contribuindo para a redução do custo logístico do transporte de carga no País. A estimativa é que, ao final da concessão, o trecho ferroviário em questão possa capturar uma demanda equivalente a 22,73 milhões de toneladas.
A concessão é parte das ações dos primeiros 100 dias do governo federal. Ao todo, estão previstos 23 leilões, incluindo terminais portuários, aeroportos e ferrovias.
Fonte: Governo do Brasil, com informações do Ministério da Infraestrutura