Videomonitoramento em Cachoeira: falta apenas o Governo Federal liberar o recurso de R$ 365.632,71
Falta apenas a liberação do recurso pelo Ministério da Justiça para a Prefeitura emitir a ordem de serviço para iniciar a instalação das câmeras de videomonitoramento em Cachoeira do Sul. A expectativa é que o dinheiro seja depositado nos próximos dias. O contrato com a empresa Contel Segurança Eletrônica 24h, de Garibaldi, foi assinado no mês de novembro. Serão instaladas 11 câmeras de videomonitoramento no Município. O vice-prefeito Cleber Cardoso deu a notícia durante um encontro com as entidades envolvidas no projeto.
A Secretaria Municipal de Planejamento teve aprovado em dezembro o pedido de prorrogação do convênio por mais um ano com o Ministério da Justiça, que já aprovou um ajuste do plano de trabalho inicial. Isso foi necessário porque existiam itens com valores menores e outro maior do que foi aprovado no plano de trabalho.
O investimento nas câmeras será de R$ 365.632,71 e pagamento que será feito através de uma emenda do ex-deputado federal cachoeirense José Otávio Germano.
A obra de construção da nova sala onde será instalado o sistema ficará por conta da Secretaria Municipal de Obras com doação de materiais através da Cacisc e Sindicato Rural, que já firmaram parceria com algumas empresas e produtores rurais e estão em contato com outros para auxiliarem com a doação de recursos para a aquisição dos materiais. A sala será construída junto ao prédio do 35º BPM especialmente para receber o videomonitoramento.
O controle e armazenamento das imagens do videomonitoramento ficará a cargo da Brigada Militar de Cachoeira do Sul. O serviço contará com 9 brigadianos (5 aposentados e 4 da ativa). Todos eles passarão por treinamento oferecido pela empresa contratada.
Onde serão instaladas as câmeras
– Posto do Loló
– BR 153 (Trevo do Horbach)
– KM Zero (entroncamento da Imigrantes com a ERS 403)
– Rotula do Trevo do Clube Comercial (BR 153)
– Entroncamento da Avenida dos Imigrantes/Avenida das Nações/Acesso da Granol/Capão Grande
– Rua 7 de Setembro (esquina com a Câmara de Vereadores)
– Curva da David Barcelos
– Entroncamento da Avenida Brasil/Júlio de Castilhos/Bento Gonçalves (5 Esquinas)
– Rua Saldanha Marinho (próximo ao Supermercados Imec)
– Avenida Brasil/Alarico Ribeiro (Hotel União)
– Rua Saldanha Marinho (Colégio Marista Roque)
Fonte: Central de Projetos/Secretaria de Planejamento