Ministério da Educação divulga calendário do Encceja 2019
O Ministério da Educação divulgou o calendário completo para o Encceja deste ano, que será aplicado em 25 de agosto, em 610 cidades brasileiras. A prova, gratuita, é destinada para pessoas em busca de certificados de Ensino Fundamental e Ensino Médio que não tiveram a oportunidade de concluir a formação no tempo padrão.
As inscrições poderão ser realizadas a partir da próxima segunda-feira (20) até 31 de maio, assim como os pedidos para atendimento especializado. Entre 3 a 7 de junho, os inscritos poderão requisitar atendimento pelo nome social. Os resultados das solicitações serão publicados em 7 e 14 de junho, respectivamente — cabendo recurso nos dois casos. Todos os procedimentos devem ser feitos pela internet, no Sistema Encceja.
O cronograma do Encceja2019:
- 20 a 31/5 Inscrições e solicitação de atendimento especializado
- 3 a 7/6 Solicitação de atendimento pelo nome social
- 7/6 Resultado da solicitação de atendimento especializado
- 10 a 14/6 Recurso de solicitação de atendimento especializado
- 14/6 Resultado da solicitação de atendimento pelo nome social
- 17 a 21/6 Recurso da solicitação de Atendimento pelo Nome Social
- 21/6 Resultado do recurso de solicitação de atendimento especializado
- 26/6 Resultado do recurso da solicitação de atendimento pelo nome social
- 25/8 Aplicação do exame
Os interessados em participar do Encceja em busca do certificado de Ensino Fundamental precisam ter, no mínimo, 15 anos, e, para o nível Médio, 18 anos. Nos próximos dias, também será divulgada uma versão do edital em Língua Brasileira de Sinais (libras), no canal do Inep no YouTube.
O Encceja consiste em quatro provas objetivas, com 30 questões de múltipla escolha cada, e uma redação. No nível Fundamental, a avaliação é feita nas áreas de Ciências Naturais; Matemática; Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação; e História e Geografia. No nível Médio, os exames são de Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação; e Ciências Humanas e suas Tecnologias.