Cachoeira realizará a 2ª Semana Municipal da Juventude
Conforme prevê o Estatuto da Juventude, a garantia do direito à cidadania, à participação político-social e a representação juvenil, a Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas Para a Juventude e a Secretaria Municipal de Indústria e Comércio e seus parceiros promoverão a 2° Semana da Juventude, no período de 12 a 16 de agosto de 2019. Entre as atividades programadas estão oficinas e o “Rodão de conversa” que abordará diversas temáticas relacionadas ao público jovem.
A Semana da Juventude tem por objetivo promover atividades culturais e educativas destinadas aos jovens entre 15 e 29 anos de idade. As ações propostas serão gratuitas e acontecerão em escolas, conforme a disponibilidade do oficineiro.
Além das oficinas nas escolas, o evento trará o “Rodão de Conversa” com o jogo “Perguntas e Respostas”. Essa atividade acontecerá no dia 15 (quinta-feira), das 14h às 17h, no auditório da Escola Totem (grande parceira da Coordenadoria da Juventude), sendo aberta a todo jovem (a partir da 8ª série). Para responder as perguntas, que serão mediadas por Talita Silva e Vagner Cerentini, foram convidados os seguintes profissionais: Escrivã de Polícia Civil Fabiana Baumhardt /Papo de Responsa;Queli Medeiros – Eder Pereira / Prevenção IST Aids; Paola Teixeira Brendler / Álcool e Drogas na Adolescência, Suas Causas e Consequências; SD Gabrieli Gossling / Drogas; Murilo Quintana da Silva / LGBT no Espaço Escolar, Inclusão; Cláudio Rodrigo de Araújo Teixeira / Acessibilidade e Inclusão no Espaço Escolar e Michel Matos / Importância do Jovem na Política.
Inscrições para as atividades
Para as instituições de Ensino que tiverem interesse em participar de uma das atividades a seguir (entre os dias 12 e 16 de agosto), as inscrições podem ser feitas pelo telefone (51)37236160 ou no endereço Rua Pinheiro Machado 1340, esquina com a Presidente Vargas, junto ao espaço da Indústria doConhecimento.
Atividades à disposição:
1- Oficineiro: Érico Teixeira
-Tema: Esporte e Exercícios Físicos, A Dupla da Hora
-Entidade: SMED/Setor de Projetos Educacionais
2- Oficineiro: Carolina Martins Erhardt
-Tema: Educação Sanitária nas Escolas
-Entidade: SMAP/Serviço de Inspeção Municipal
3- Oficineiro: Escrivã de Polícia Civil Fabiana Baumhardt
-Tema: Papo de Responsa
-Entidade: DPCA – Cachoeira do Sul / 20ªRegião Policial
4- Oficineiro: Queli Medeiros / Eder Pereira
-Tema: Prevenção IST Aids
-Entidade: SMS / Ambulatório Vida
5- Oficineiro: Paola Teixeira Brendler
-Tema: Álcool e Drogas na Adolescência, Suas Causas e Consequências
-Entidade: SMS / Rio Pardo
6- Oficineiro: SD GABRIELI Gossling
-Tema: Drogas
-Entidade: PROERD / 35°Batalhão de Polícia Militar
7- Oficineiro: Vilmar Machado
-Tema: Educação Para o Trânsito
-Entidade: SMO / Setor de Educação Para o Trânsito
8-Oficineiro: Murilo Quintana da Silva
-Tema: LGBT no Espaço Escolar, Inclusão
-Entidade: Coletivo LGBT
9-Oficineiro: Cláudio Rodrigo de Araújo Teixeira
-Tema: Acessibilidade e Inclusão no Espaço Escolar
-Entidade: ADVCC – Associação Deficientes Visuais e Cegos de Cachoeira do Sul
10-Oficineiro: Talita Silva
-Tema 01: A Importância do Rio Jacuí e sua Encosta em Nossa Vida, Sua Preservação Ambiental, Florestas e Águas
-Tema 02: Lixo, Qual a Nossa Realidade?
-Entidade: SMMA – Secretaria Municipal do Meio Ambiente
11-Oficineiro: Edson Rogério Pereira Machado
-Tema: Jovens e a Difícil Tarefa de Planejar
12-Oficineiro: Elisandra Martins
-Tema: Lei Maria da Penha
-Entidade: Coordenadoria Municipal Políticas Publicas para Mulher
13-Oficineiro: Isabel Vargas Vivian / Talita Silva
-Tema: Plantas Medicinais no Relógio do Corpo Humano
-Entidade: EMATER-RS ASCAR / SMMA
14-Oficineiro: SGT Paulo Fernando ANONY Fortes
-Tema: Primeiros Socorros
-Entidade: Corpo de Bombeiro Militar de Cachoeira do Sul
15-Oficineiro: Michel Matos
-Tema: Importância do Jovem na Política
-Entidade: Representante da Ala Jovem em Entidade Política
16-Oficineiro: Psicologa Elisabel Baptista Maurer Gomes
-Tema: Orientação Vocacional e suas Implicações na Subjetividade
-Entidade: Rotary Club / Cachoeira do Sul
17-Oficineiro: Lucas Santos
-Tema: O Que Queremos Para o Futuro?
-Entidade: SMED
No encerramento da 2° Semana da Juventude, no dia 16 de agosto, às 14 h, acontece a atividade “As plantas medicinais no relógio do corpo humano”, quando será feita uma oficina para a construção deste Relógio no Jardim do espaço da Indústria do Conhecimento, na rua Pinheiro Machado nº1340, esquina com a Rua Presidente Vargas. A ideia é que o Relógio funcione como ferramenta para aprendizagem sobre o corpo e os benefícios das ervas para a saúde.
A Iniciativa deste projeto é da EMATER/RS ASCAR. A EMATER/RS de Cachoeira do Sul desenvolverá o projeto no espaço da Indústria do Conhecimento / Coordenadoria Municipal da Juventude, contando com a parceria, para sua efetivação, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
“O objetivo desta atividade dentro da 2°Semana Municipal da Juventude é mostrar aos nossos jovens o quanto é importante a preservação ambiental, o quanto delicado é o equilíbrio entre os seres humanos e a natureza, pois através deste relógio poderemos perceber que a cura para muitos problemas de saúde podem vir da própria natureza, nós somos parte dela. Além do Relógio servir como guia, o cultivo das plantas medicinais neste espaço terão caráter educativo, pois fica aberto sua utilização a toda comunidade, visitações de instituições, etc… A medida em que as plantas tiverem crescidas e com mudas poderemos retirar e doar(trocar), recebendo escolas, fomentando as crianças e adolescentes o quanto importante é esta ação”, relata Vagner Cerentini (Coordenador Municipal da Juventude).
Como funciona o ” AS PLANTAS MEDICINAIS NO RELÓGIO DO CORPO HUMANO”, EMATER/RS ASCAR :
Entre os ponteiros, com intervalo de duas horas, corresponde a um pedaço do corpo humano.
O horário da 1h às3h representa o fígado, será cultivado nesse espaço da horta, plantas e ervas que contribuem para problemas com o respectivo órgão, como a alcachofra, por exemplo, e assim sucessivamente a cada duas horas.
Para auxiliar na prevenção de doenças e na qualidade de vida das pessoas, a utilização das substâncias naturais deverá ocorrer nos horários delimitados para sua maior eficácia.
Uma das ações desenvolvidas pela EMATER/RS ASCAR é o Resgate dos Conhecimentos populares sobre plantas medicinais.
OBS. A EMATER/RS ASCAR oferece Cursos e Unidades Didáticas de Plantas Medicinais nos Centros de Treinamento de Agricultores. Maiores informações na EMATER municipal, Rua 15 de Novembro junto a Feira Livre Municipal, tel.(51)37246120