Ministério Público Estadual promove audiência pública para discutir destinação de lodo de Estações de Tratamento de Água
A Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente estará realizando uma audiência pública, no próximo dia 09 de setembro, sobre a regularização e licenciamento das Estações de Tratamento de Água (ETA) de todo o Estado. O evento ocorre no auditório do MPRS, na sede da Avenida Aureliano de Figueiredo Pinto, nº 80 em Porto Alegre. As inscrições deverão ser feitas no período das 13h às 14h, presencialmente, no dia e local da audiência.
A audiência pública é para instruir o inquérito civil n° 00833.00045/2015, que trata da regularização e licenciamento das ETAs. A intenção, conforme a promotora de Justiça Ana Maria Marchesan, é discutir bases para a elaboração de um regramento pelo Conselho Estadual do Meio Ambiente, a respeito da destinação adequada para os lodos das ETAs, que contêm elementos químicos provenientes do tratamento de água e são potencialmente poluidores. O objetivo da audiência pública é debater novas formas de destinação e reaproveitamento dos lodos gerados, reduzindo os impactos ambientais e os custos para as operadoras dos sistemas de tratamento de água.