Ulbra e Secretaria de Saúde lançam o Projeto Reabilita Covid

Uma parceria firmada entre a Secretaria Municipal da Saúde e a Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) colocará à disposição da comunidade, já a partir do próximo mês, o Projeto Reabilita Covid-19. O atendimento especializado reunirá equipe técnica composta por profissionais da pasta e acadêmicos do curso de Fisioterapia da universidade, junto ao salão térreo do Centro de Saúde Princesa do Jacuí, localizado junto ao prédio do INSS (antigo plantão do SUS).

Oferecer assistência exclusiva aos pacientes em fase de recuperação da Covid é uma das metas do secretário da saúde Marcelo Figueiró, que em abril já havia iniciado as tratativas com a diretora da Ulbra Cachoeira do Sul, Adriana Porto, em busca de apoio para implantar o projeto. “Tendo em vista a alta demanda de pacientes com dificuldades respiratórias e até motoras depois da fase ativa da doença, vimos que teríamos de preencher essa lacuna na rede pública”, explicou o secretário.

Com a participação dos universitários e os recursos materiais do Setor da Fisioterapia do SUS, o novo serviço terá condições de promover uma média de 64 atendimentos ao mês. De acordo com a coordenadora do Reabilita Covid-19, fisioterapeuta Aline Torres de Freitas, com a iniciativa será possível oferecer um acompanhamento àqueles pacientes que continuarem apresentando sequelas respiratórias e motoras, já que os atendimentos iniciais de fisioterapia (seis sessões) já acontecem na rede SUS, com prioridade aos acometidos pelo coronavírus, desde o começo da pandemia. Tanto a assistência inicial do setor como a reabilitação pós-Covid prescindem da consulta preliminar na rede pública e encaminhamento do clínico geral para o serviço especializado. Munido do documento médico, bastará o paciente agendar horário no Centro de Saúde Princesa do Jacuí.

OBJETIVOS DO PROJETO

* Promover alívio de sintomas (dificuldades respiratórias e motoras);

* Tratar e prevenir complicações respiratórias, cardiovasculares, musculoesqueléticas e neurológicas;

* Proporcionar o restabelecimento da qualidade de vida e retorno às atividades laborais, sociais e esportivas.

PRINCIPAIS SEQUELAS DA COVID-19

* Função pulmonar prejudicada;

* Fadiga;

* Fraqueza muscular;

* Limitação da mobilidade e da capacidade de realizar atividades diárias;

* Delírio e alterações cognitivas;

* Desordens mentais e psicológicas.