Eleições para Reitor da UFSM é uma das mais tensas da história

Em uma das eleições mais tensas da história à Reitoria da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a judicialização do processo de escolha dos nomes que formarão a chamada lista tríplice tem marcado os últimos dias de campanha a reitor e a vice-reitor. Na última sexta-feira, o candidato Rogério Koff ingressou com um mandado de segurança na Justiça Federal na tentativa de impugnar as candidatura de Luciano Schuch, Martha Adaime e Cristina Nogueira. O motivo alegado é a duplicidade das candidaturas e possíveis ilegalidades para a formação da lista tríplice.

A mesma solicitação já havia sido indeferida pela Comissão Eleitoral, ainda na semana passada. Conforme Koff, seria irregular os mesmos candidatos se candidatarem aos cargos de reitor e vice-reitor, concomitantemente. No entendimento do professor, as demais candidaturas tentam mascarar e se antecipar à lista tríplice, não dando alternativas para os contrapontos.

– Aguardamos a manifestação da Justiça. Mas é uma vergonha o que está acontecendo. Essa duplicidade oculta que eles não têm um projeto de candidatura para reitor e para vice-reitor, porque não se sabe quem é o candidato e a qual cargo.

Em suas contrarrazões apresentadas à Comissão Eleitoral, Schuch, Martha e Cristina alegaram, de forma individual, que não havia motivo para impugnação, já que cumprem e atendem todos os requisitos necessários para figurar como candidatos no processo eleitoral, tanto para o cargo de reitor como de vice-reitor. As campanhas à Reitoria da UFSM se encerram nesta terça-feira.

Em continuidade à ação popular ajuizada por vereadores do município, foi pedida a suspeição de 18 conselheiros que têm poder de voto na quarta-feira. Conforme o advogado Ariel Cardoso, há a tentativa de alguns conselheiros em fazer a vinculação entre a Pesquisa de Opinião e a eleição nos Conselhos Superiores. No final do mês passado, o Ministério Público Federal (MPF) recomendou à UFSM que desse ampla divulgação de que a pesquisa não é vinculativa e o voto dos conselheiros é uninominal e secreto.

VOTAÇÃO

A partir das 8h30min desta quarta-feira, 124 conselheiros se encontrarão virtualmente para participar da reunião ampliada dos Conselhos Superiores. Serão duas sessões: uma para a escolha do reitor e outra para a escolha do vice-reitor. A votação é feita via internet, registrada de forma anônima, com a utilização de CPF e senha cadastradas nos portais da instituição. Após encerrado o tempo de voto, é divulgada a apuração preliminar.

 

 

 

fonte Diário de Santa Maria