Exportação ganha força e preço do arroz gaúcho sobe mais de 3%
O mercado brasileiro de arroz mostrou firmeza na primeira semana de agosto. Na média do Rio Grande do Sul, a saca de 50 quilos do cereal em casca encerrou o dia 5 cotada a R$ 77,45, alta de 3,20% em relação a semana passada. Tinha alta de 11,68% frente ao mesmo período do mês anterior e elevação de 11,67% quando comparado ao mesmo período do ano passado.
A exportação brasileira de arroz voltou a ganhar força nas últimas semanas. “A balança comercial de arroz fechou positiva – com a exportação maior que a importação – depois de dois meses negativa”, destaca o analista de SAFRAS & Mercado, Gabriel Viana.
Em julho, o Brasil exportou aproximadamente 98 mil toneladas de arroz base casca, tendo importado pouco mais de 90 mil toneladas. “Estas 8 mil toneladas positivas já levam o acumulado da temporada (de março a julho) para o lado positivo em 8,2 mil toneladas”, lembra o analista.
“É esperado que os próximos meses contem com maiores exportações agora que o cereal brasileiro apresenta preços mais competitivos frente aos praticados na CBOT”, aposta Viana. “Apesar de uma correlação não tão grande entre a Bolsa de Mercadorias de Chicago e o âmbito doméstico, como vemos em outras commodities de maior liquidez (soja e milho), o cereal brasileiro acaba competindo com o norte-americano no mercado caribenho”, explica.
Agência SAFRAS