Fórum Municipal de Educação tem nova coordenação

A Secretária Municipal de Educação e Vice-Prefeita, Angela Schuh, reuniu a nova coordenação do Fórum Permanente Municipal de Educação (FME) para agradecer a disponibilidade dos integrantes em contribuir com a educação municipal e, também, conversar sobre a realização da II Conferência Municipal de Educação.

O Fórum Municipal de Educação, de caráter permanente, criado pelo Decreto Municipal n. º 11/2017, conforme a Meta 19, do Plano Decenal Municipal de Educação de Cachoeira do Sul (Lei Municipal n.º 4.404/2015) foi reorganizado no dia 05 de agosto, em reunião virtual, coordenada pela Secretaria Municipal de Educação, tendo em vista o pedido de desligamento do Coordenador Geral, Samir Elias Miguel, em dezembro 2019.

Na reunião, os representantes titulares e suplentes dos órgãos e entidades educacionais públicas e privadas que integram o Fórum Permanente Municipal de Educação, fizeram a indicação e aclamação da professora Carla da Luz Zinn para atuar como Coordenadora Geral do FME.

Na oportunidade, foram escolhidas as coordenadoras das comissões permanentes do FME, que atuam na colaboração da organização da Conferência Municipal de Educação, uma das atribuições do Fórum. Sendo elas: a professora Jaqueline de Freitas Quandt, coordenadora da Comissão de Monitoramento e Sistematização e a professora Ani Maria Garske Frey, coordenadora da Comissão de Mobilização e Divulgação.

 

O que é o FME?

O FME é um espaço democrático e de interlocução entre a sociedade civil e o Estado. Tem a finalidade de acompanhar a política educacional no território municipal, por meio do monitoramento e avaliação do Plano Municipal de Educação e de coordenar as Conferências Municipais de Educação, zelando pela implementação de suas deliberações e promovendo as articulações necessárias entre os correspondentes fóruns de educação do Estado e da União.

 

Quem faz parte do FME?

O FME é composto por membros representantes titulares e suplentes, dos diferentes níveis e modalidades da educação pública e privada e dos setores da sociedade. São 25 órgãos e entidades representadas (órgãos públicos, entidades, movimento sindical e instituições educacionais, representativos dos segmentos da educação e dos setores da sociedade).

 

Qual é a estrutura organizacional do FME?

O FME é estruturado pela Plenária, Coordenação Geral, Comissões Permanentes (Comissão de Monitoramento e Sistematização e Comissão de Mobilização e Divulgação) e por Grupos de Trabalho Temporários (GTT). A participação no FME é considerada de relevância social e não é remunerada.

 

Os integrantes:

Coordenadora Geral: Carla da Luz Zinn – representante das instituições privadas de ensino.

Coordenadora da Comissão de Monitoramento e Sistematização: Jaqueline de Freitas Quandt – representante das instituições privadas de ensino.

Coordenadora da Comissão de Mobilização e Divulgação: Ani Maria Garske Frey – representante da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).

Secretária Executiva: Graziela dos Santos Alves – representante da Secretaria Municipal de Educação.