Justiça Federal Gaúcha iniciou retomada das atividades presenciais nesta segunda

A Justiça Federal do RS (JFRS) iniciou nesta  segunda-feira (23/8), a retomada das atividades presenciais nas sedes da instituição, conforme estipulado na Resolução Conjunta nº 3 do Tribunal Regional Federal da 4ª Região. Este retorno se dará de forma gradual e sistematizada, com adoção de medidas que buscam prevenir o contágio por Covid-19.

O restabelecimento das atividades presenciais se dá num cenário de melhora no quadro da pandemia da covid-19, com queda nos índices de infecção e internações e aumento do número de pessoas vacinadas. Também segue a orientação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para a retomada destas atividades com vistas a atender parte da população excluída digitalmente.

Acesso aos prédios

O atendimento ao público externo continua das 13h às 18h. As perícias médicas realizadas nas sedes da instituição também serão retomadas.

Para o ingresso e permanência nas dependências da JFRS, deve-se observar o distanciamento social, as regras de higiene pessoal e o uso obrigatório de máscara individual de proteção de nariz e boca. Será realizada medição da temperatura de todos antes do acesso aos edifícios. Quem apresentar mais de 37,8ºC de temperatura não poderá entrar nos prédios.

Com a preocupação de evitar o contágio por Covid-19, a Administração ressalta que advogados e partes devem seguir dando preferência aos meios virtuais. O atendimento pelo Balcão Virtual segue ativo, bem como todos os meios digitais oferecidos até agora.

Preparação das sedes

Desde o ano passado, os prédios-sedes da Justiça Federal gaúcha foram sendo preparados para a retomada do trabalho presencial. Foram adquiridos materiais e instalados equipamentos de proteção nas dependências da instituição, visando proporcionar o máximo de segurança a todos.

Materiais informativos também foram distribuídos em lugares estratégicos e de circulação para informar os protocolos adotados pela instituição para prevenção ao contágio e reforçar as medidas que devem ser seguidas para quem está dentro das sedes.

Durante essa semana, o diretor do Foro da JFRS, juiz federal Fábio Vitório Mattiello, realizou reuniões com os diretores de Foro das subseções do interior, com representantes do Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal e também com os juízes federais da capital para conversar sobre as medidas adotadas pela Administração, responder aos questionamentos e ouvir sugestões.