Ministério da Saúde confirma vacinação de adolescentes sem comorbidades a partir de 15 de setembro

Uma nota técnica emitida na noite de quinta-feira (2) pelo Ministério da Saúde incluiu adolescentes de 12 a 17 anos e sem comorbidades no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19 (PNO). O documento recomenda a oferta de imunização para essa faixa a partir do próximo dia 15, quando a pasta passará a enviar vacinas direcionadas a esse público. A data é a mesma para o início da aplicação da da terceira dose em idosos e pessoas com imunidade comprometida

No documento, o Ministério da Saúde informa que vai enviar o imunizante da Pfzier  —  único licenciado para uso em adolescentes. Caberá a Estados e municípios a organização da distribuição de acordo com as peculiaridades das necessidades de armazenamento do imunizante: “visando ofertar alternativas para permitir a vacinação daqueles em maior risco, como, por exemplo, o deslocamento dos indivíduos a serem vacinados para municípios próximos com condição de oferta da referida vacina”, diz o documento.

Mesmo sem o aval expresso do governo federal, algumas regiões brasileiras já iniciaram a vacinação de adolescentes sem comorbidades.

 

 

 

fonte Gaúcha/ZH