RGE regulariza 394 fraudes e recupera 1,8 GWh no primeiro semestre de 2021 na Região Central do Estado

Com apoio de denúncias, de tecnologia e da polícia, a RGE realizou ações de combate a fraudes e regularizou, apenas no primeiro semestre de 2021, 4.547 gatos de energia em todas as cidades da sua área de concessão.

Na comparação com o mesmo período de 2019 houve aumento de 45%. Já, frente a 2020, o número se manteve no mesmo patamar. Investimentos no uso de inteligência, tecnologia e o uso do canal de denúncias têm coibido as fraudes.

As regularizações contribuem para a redução nas perdas de energia. No primeiro semestre de 2021 o prejuízo causado por fraudes e furtos, representa cerca de 20,7 mil MWh. Esse montante seria suficiente para abastecer 8.625 residências por um ano, levando em consideração um consumo médio de 200 KWh ao mês para cada residência.

Dentro do combate contra fraudes e furtos, a RGE realizou, no segundo trimestre de 2021, 29 ações de Segurança Patrimonial, que incluem 34 boletins de ocorrência e 86 conduções de criminosos à delegacia.

“Esses resultados fazem parte do trabalho contínuo da empresa e são viabilizados tanto por meio de parcerias com órgãos públicos e autoridades policiais, quanto investindo em tecnologia de ponta e especialização das equipes em processos de monitoramento e análise”, afirma Marco Antonio Villela de Abreu, presidente da distribuidora.

Região Central – Entre os municípios com maior volume de fraudes e furtos identificados na região Central, a cidade de Santa Maria está em primeiro lugar com 226 casos. Cachoeira do Sul ocupa a segunda posição com 100 e São Sepé fica em terceiro com 14 casos.

Veja as 5 cidades da região com maior número de recuperação:

AÇÕES CONTRA FRAUDES E FURTOS DE ENERGIA
RGE Região Central – 1º semestre
2020 2021
Município Inspeções Fraudes Inspeções Fraudes
Santa Maria 2.346 279 2.160 226
Cachoeira do Sul 1.092 171 727 100
São Sepé 75 3 220 14
São Pedro do Sul 257 16 217 10
Santiago 809 8 408 9

A RGE reforça que furto de energia é crime, pode trazer riscos à segurança das pessoas, prejudica diretamente a população com instabilidade no fornecimento de energia e é perda de arrecadação de impostos importantes para manter serviços públicos no município.

Clientes da RGE podem contribuir – de forma sigilosa-, para o combate às irregularidades por meio do aplicativo “CPFL Energia”, disponível para todas as plataformas de dispositivos móveis, pelo site www.rge-rs.com.br/fraude, ou pelo e-mail denunciafraude@cpfl.com.br​. No segundo trimestre de 2021, a RGE realizou 12.080 inspeções oriundas de denúncias realizadas.