Projeto Busca Ativa Escolar é apresentado aos integrantes do Ministério Público do RS

Com a participação do subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Júlio César de Melo, e mais de 70 membros do MPRS, foi realizada na terça-feira, 5, a apresentação do projeto institucional “Busca ativa escolar nas redes estadual e municipais de ensino no contexto da pandemia de Covid-19”. O objetivo do projeto é fomentar o desenvolvimento da busca ativa escolar como meio de assegurar o direito social à educação de todas as crianças e adolescentes, garantindo a matrícula escolar a qualquer tempo e a necessária elaboração de plano de ação para recuperação da aprendizagem desses alunos.

Para a coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude, Educação, Família e Sucessões, Luciana Cano Casarotto, a busca ativa escolar é o grande desafio da educação após a volta às aulas presenciais. “Agora que todos os municípios e todas as redes já voltaram presencialmente ou na modalidade híbrida, passado o período agudo da crise epidemiológica, o grande desafio tem sido que os alunos retornem às aulas, tanto para as atividades presenciais quanto a adesão às tarefas virtuais ou impressas propostas pelas escolas”, destacou.

A partir disso, a promotora explica que o Ministério Público está engajado com a sociedade na articulação para cobrar um esforço das gestões públicas, para que os alunos retomem o vínculo com as escolas, construindo alternativas pedagógicas para minimizar as perdas que ocorreram durante o período do necessário distanciamento social imposto.