Cachoeira terá ambulatório para atendimento de animais domésticos resgatados pelo Cempra

A Prefeitura de Cachoeira do Sul deu o primeiro passo para a concretização de um ambulatório para o atendimento de animais domésticos. Em reunião realizada na quinta-feira (18), no Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), a primeira-dama Vanessa Simon Germano, o secretário municipal da Saúde, Marcelo Figueiró e o secretário municipal de Meio Ambiente, Geraldo Fogliarini, e técnicos das respectivas secretarias iniciaram as tratativas para a reforma e ampliação de prédio anexo ao DVS, onde já estão abrigados alguns animais.

O ambulatório será usado para atendimento de primeiros socorros de animais domésticos vítimas de maus tratos, atropelamentos e também animais debilitados que são resgatados pelo Cempra.

A porta de entrada é a Secretaria de Meio Ambiente”, explica o secretário Geraldo. Inicialmente, o ambulatório não estará aberto a atendimentos em geral, encaminhados pela comunidade. A ideia é iniciar com o ambulatório, evoluindo para a clínica e para o hospital veterinário.

Esse é o primeiro passo, nosso sonho é o hospital veterinário”, explica Vanessa.

Referência em causa animal – O governo do prefeito José Otávio Germano tem como uma de suas principais bandeiras a causa animal. A construção do ambulatório é mais uma das várias ações em prol do bem-estar animal e da saúde pública, que inclui a instalação do castramóvel, feiras de adoção, aumento no número de castrações por mês, entre outras.

Queremos ser referência no Estado como uma cidade que cuida da causa animal com amor e comprometimento”, declarou o prefeito José Otávio.

O projeto de reforma e ampliação do espaço localizado junto ao DVS será de responsabilidade da Secretaria da Saúde. Já o projeto de mobiliário e equipamentos necessários para o funcionamento será feito pelo médico veterinário Pedro Schalabitz, da SMMA.

Os projetos devem estar prontos até o final do mês de dezembro.

O investimento inicial para a instalação do ambulatório será feito com recursos da Prefeitura.