Cachoeira irá vacinar contra Covid crianças com 5 anos ou mais a partir sexta-feira
A Secretaria Municipal da Saúde, que estipulou esta sexta-feira (04/02) como o Dia D da vacinação infantil em Cachoeira do Sul, vai reduzir de 8 para 5 anos de idade a faixa etária da imunização para crianças sem comorbidades a partir desta data, mesma idade em que já se estava atendendo os menores com doenças crônicas.
A decisão de ampliar o público foi possível depois que o secretário municipal da saúde, Marcelo Figueiró, solicitou um levantamento criterioso do estoque dos imunizantes e comparou com os registros das doses aplicadas neste grupo de risco até agora.
A única diferença nos protocolos entre os pacientes com e sem comorbidades é que crianças imunossuprimidas (que possuem o sistema imunológico mais debilitado) e especificamente as de 5 anos de idade só podem receber a vacina do laboratório Pfizer.
A estratégia da Secretaria é conter a incidência da contaminação e as internações hospitalares entre as crianças como já averiguado em outras regiões.
“A disseminação rápida do coronavírus que os números estão evidenciando pode acabar atingindo diretamente os pequenos, segmento que decidimos priorizar com agilidade na imunização”, explica Figueiró, reiterando que o período é o ideal por preceder o início do ano letivo. Nesta sexta-feira, as US1 (INSS)US4(Centro Social Urbano) e US14(Marina) estão operando das 7h15 ás 11h45 e das 13h às 18h. A partir de segunda atendimento às crianças das 13h às 18hs.