Projeto Primeiro Passo: Poder Judiciário firma acordo para oferecer cursos a quem quer adotar crianças
O Poder Judiciário firmou acordo de cooperação com a Elo Organização de Apoio à Adoção e Assistência Social para a execução do Projeto Primeiro Passo, elaborado pela Coordenadoria da Infância e Juventude do Rio Grande do Sul (CIJRS).
O objetivo da CIJRS é que as pessoas que têm intenção em adotar passem por um período de preparação psicossocial e jurídica para o exercício pleno da parentalidade, com o intuito de que crianças e adolescentes tenham garantido de forma integral o direito à convivência familiar, evitando a ruptura de vínculos.
O Projeto ocorrerá na modalidade virtual para todas as Comarcas do TJRS. O primeiro encontro sempre será realizado pela equipe judiciária da Comarca e irá tratar sobre aspectos jurídicos da adoção. Os outros 4 serão coordenados pelos profissionais da Elo e serão divididos nos seguintes temas: Expectativas e Motivação para Adoção, Ressignificando a Adoção, A Criança Idealizada e a Criança Real e a Origem da Criança/Adolescente e sua Nova Configuração Familiar.
A preparação para a doção está prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente.
Interessados devem entrar em contato com a Comarca local para obterem mais informações. Acesse a lista de endereços e telefones dos Foros no Estado através do link:
https://www.tjrs.jus.br/novo/comunicacao/fale-conosco/enderecos-e-informacoes/primeiro-grau/