Saúde na Escola começa distribuição de materiais às instituições

grupo técnico intersetorial que planeja e executa o Programa Saúde na Escola (PSE) em Cachoeira do Sul esteve reunido na sede da SMS, na  segunda-feira (14/03), para fazer a entrega da primeira parte dos materiais que serão utilizados nas atividades compreendidas pelo planejamento 2022 da iniciativa. Mobilizando servidores municipais da Saúde e Educação, assim como profissionais da 24ª Coordenadoria Regional de Educação, o programa do governo federal tem como meta contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.

Ainda sob a perspectiva de uma pandemia da Covid-19 no contexto da sala de aula e, ouvindo as prioridades elencadas pelos educadores de se adaptar a rotina escolar a essa realidade, a coordenadora do PSE, Deise Ourives, está priorizando a distribuição às escolas pactuadas ao programa toda a gama de recursos indispensáveis no combate ao coronavírus e segurança de alunos e professores. Nesta primeira fase de entrega dos materiais, acompanhada pela Vice-prefeita e Secretária Municipal de Educação, Angela Schuh, e pelo titular da Saúde, Marcelo Figueiró, as instituições de ensino receberão termômetros digitais, tapetes sanitizantes e desinfetantes para o acesso às salas de aula, kits descartáveis contendo máscaras faciais, luvas, toucas e aventais para o desenvolvimento das tarefas com segurança, conforme preconizam os protocolos sanitários, squeezes personalizados para consumo individual de água e bebidas, assim como kits de saúde bucal contendo escova de dentes, creme e fio dental. A segunda entrega contemplará os materiais didáticos a serem usados nas oficinas e demais ações em sala de aula.

Em Cachoeira do Sul são 10 escolas pactuadas ao PSE, agregando gestores, profissionais de educação e da saúde, bem como toda a comunidade escolar de regiões distintas, em torno do incentivo de hábitos mais saudáveis e melhoria da qualidade de vida de aproximadamente 1,7 mil alunos de nível fundamental.

AÇÕES A SEREM DESENVOLVIDAS

Além de trabalhar o tema pandemia do coronavírus em sala de aula, o Programa Saúde na Escola trabalha temas como promoção da saúde bucal, combate ao mosquito da dengue, promoção das práticas de atividades físicas, prevenção do uso de álcool, tabaco e outras drogas e promoção da segurança alimentar e prevenção da obesidade infantil. O grupo técnico intersetorial definiu para o próximo dia 30 a capacitação anual conjunta das equipes para adequar o trabalho ao planejamento definido para 2022.

ESCOLAS PACTUADAS NO PROGRAMA

* ESF Promorar/EMEI Sagrado Coração de Jesus

* ESF Carvalho/EMEI Cristo Rei

* ESF2/EMEF Dora Abreu

* ESF Noêmia/EMEI Sonho Meu

* ESF Barcelos/EMEI EMMA de Bem Garcia

* ESF Tupinambá/EMEI Nossa Senhora Aparecida

* ESF Tupinambá/E.E.E.F. Juvêncio Soares

* EAP Central/E.E.E.F. Angelina Salzano Vieira da Cunha

* EAP Centro Social Urbano/EMEF Milton da Cruz

* EAP Marina/E.E.E.M. Virgilino Jayme Zinn.