20 Câmaras frias são entregues para a Rede Municipal de Saúde

Foi recebido na noite de quinta-feira (24/03), pela Secretaria Municipal da Saúde, o lote contendo 20 novas câmaras frias que serão incorporadas às unidades da rede de atenção básica. Os equipamentos, adquiridos ano passado através do Programa Nosso Posto de Saúde – numa compra coletiva que somou 1,4 milhão em recursos materiais para a SMS – vão abastecer as unidades sanitárias, substituindo equipamentos com defeito e propiciando a criação de novas salas de vacina, em um contexto em que a imunização ganha cada vez mais relevância. Não bastasse a pandemia da Covid-19, a Administração Pública tem convivido com a ameaça de retorno de doenças até então consideradas erradicadas, como o sarampo e a poliomielite, cujos índices de vacinação estão abaixo do esperado no país.


A partir do recebimento dos aparelhos de refrigeração, que estão sendo distribuídos pelos postos durante esta sexta-feira (25/03), a Prefeitura Municipal conseguirá aprimorar a conservação de medicamentos e vacinas a partir de controle superior de temperatura, conseguindo acompanhar oscilações que podem colocar em risco a qualidade dos insumos ou, até, implicar no descarte de produtos. A reposição do material, lembra o secretário de saúde, Marcelo Figueiró, permitirá também maior autonomia da pasta nas ações extramuros, como a aplicação das vacinas nos bairros ou em pontos centrais, como é o caso dos drive-thrus já desenvolvidos na Fenarroz e das campanhas nos pavilhões comunitários. “Nossa atribuição é garantir a melhoria da estrutura da saúde e a segurança dos serviços oferecidos à população. Creio que estamos no caminho certo”, avaliou Figueiró. A partir de agora, a pasta trabalhará na criação das salas de vacina no perímetro rural, nas Estratégias de Saúde da Família (ESFs) dos distritos de Ferreira e Piquiri.

SEGURANÇA
Através de controladores digitais, os aparelhos mais modernos permitem o monitoramento das variáveis que controlam a temperatura e ventilação de remédios e imunizantes. São seis aparelhos destinados às farmácias do SUS (unidade básica e farmácia do Estado), que farão a conservação de medicamentos em geral e serão instaladas na sede da Secretaria da Saúde, junto ao antigo Hospital da Liga. As demais peças (contendo 560 litros e 140 litros de capacidade interna) seguirão para os postos de saúde, destinadas à manutenção de vacinas de rotina e da Covid-19.

 
Todas têm autonomia de funcionamento de 72 horas em caso de interrupção do fornecimento de energia e ainda dispõem de sistema de alarme de emergência que disparam mensagens alertando para oscilações de temperaturas altas e baixas. Os equipamentos a serem substituídos e que têm condições de conserto irão para manutenção, a fim de que a SMS disponha de peças para pronta reposição em casos de emergência, impossibilitando futuras interrupções dos serviços.

AQUISIÇÃO PELO PROGRAMA NOSSO POSTO DE SAÚDE


20 câmaras de refrigeração/congelamento para o ramo farmacêutico, que serão distribuídos pela rede de atenção básica:


– 6 unidades nas Farmácias do SUS – Farmácia básica e Farmácia do Estado;
– 5 unidades no Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), onde funciona o estoque central das vacinas no município;
– 2 unidades na EAP Central (antiga US1/Prédio do INSS)
– 1 unidade na EAP Marina (antiga US14)
– 1 unidade na EAP Prado (antiga US17)
– 1 unidade na ESF Tupinambá
– 1 unidade na ESF Carvalho
– 1 unidade na ESF Quinta da Boa Vista
– 1 unidade na ESF Ferreira
– 1 unidade na ESF Piquiri