Eduardo Leite renuncia ao cargo de governador do Rio Grande do Sul

Eduardo Leite (PSDB) renunciou ao cargo de governador do Rio Grande do Sul nesta segunda-feira. O comunicado foi feito em vídeo apresentado antes de uma entrevista coletiva convocada para o Palácio Piratini. “Vou renunciar ao poder para não renunciar à política”, disse Leite ao destacar que a decisão foi “ponderada” e “demorada” devido sua importância.

Durante o discurso, Eduardo Leite também confirmou que seguirá no PSDB. “Eu fico com meu partido porque o PSDB é importante na minha vida”, disse. Agora, sem ocupar o cargo de governador, Leite quer “liberdade e disponibilidade para se movimentar no campo político”.

Leite é o primeiro governador desde Pedro Simon (MDB), em 1990, renunciar ao cargo faltando meses para o final do mandato. Na ocasião, Simon afastou-se para concorrer ao Senado.

Com a renúncia de Leite, assume o comando do governo gaúcho o vice-governador Ranolfo Vieira Júnior, que acumula a função de secretário da Segurança Pública desde o início da gestão. Ranolfo é pré-candidato a governador pelo PSDB. O ato de renúncia, com a troca de comando, será formalizado nos próximos dias.