Sobe para 36 o número de pessoas suspeitas de dengue em Cachoeira

O Departamento de Vigilância Sanitária de Cachoeira do Sul, divulgou nesta segunda-feira, os bairros onde 36 pessoas que residem foram consultar, fizeram exames enviados para o Lacem (laboratório central do Estado) e enquanto não saírem os resultados são consideradas suspeitas da doença.

Marina 1; São José 2; Carvalho 1; Soares, 3; Ponche Verde 3, Oliveira 11; Noêmia 3; Medianeira 3; Fátima,1; Quinta da Boa Vista 1; Volta da Charqueada 1, Santa Helena 3; Marques Ribeiro 1 e Tibiriça 1.  Estas pessoas foram medicadas  e encontram-se com acompanhamento médico, Os casos confirmados de dengue é de 1 morador do Oliveira e 1 do Barcelos.

Sintomas:

A doença é transmitida pela picada dos mosquitos, após estes já terem tido contato anterior com algum contaminado, e os sintomas podem aparecer no período compreendido entre três e 15 dias: febre, dor e manchas pelo corpo, náusea, vômitos e dor de cabeça (caracterizada pela dor nos olhos).

A orientação aos pacientes com sintomas similares é que busquem atendimento médico imediatamente, evitando a automedicação. Os testes para dengue são solicitados pelos médicos em qualquer posto de saúde ou ainda podem ser realizados na rede privada (laboratórios da cidade). Hospital de Caridade e Beneficência (HCB), Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e laboratórios procedem a coleta imediatamente. Nas unidades do setor público, o exame é encaminhado ao laboratório municipal, sediado no prédio da 8ª Coordenadoria Regional de Saúde.