Casos de dengue em Cachoeira, poderão ser confirmados por laboratórios privados

Em comunicado emitido nesta segunda-feira (11/04), o Setor de Vigilância Epidemiológica do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS) anunciou mudança no protocolo de investigação da dengue como forma de agilizar as confirmações dos resultados aos pacientes.

A novidade leva em conta a Nota Normativa do CEVS/SES-RS em que, considerando a distribuição territorial dos casos autóctones certificados pelo Laboratório Central de Saúde Pública do RS (Lacen) nas últimas semanas, e a grande demanda que estes vêm envolvendo, decidiu descentralizar as confirmações dos casos suspeitos através de exames de laboratórios privados ou conveniados.

Há exceção, entretanto, aos testes rápidos (punção digital), que deverão ser utilizados apenas como triagem, necessitando a realização de um teste laboratorial para confirmação do episódio.

Desta forma, explica a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica, Andrea Santos, será possível adiantar o prazo para emissão dos resultados, admitindo uma atualização mais ágil do quadro da dengue em Cachoeira do Sul. Outra questão destacada pelo órgão diz respeito às gestantes e casos de dengue classificados como grave: nestas situações, os exames, obrigatoriamente, serão encaminhados ao Lacen.

ATENDIMENTO MÉDICO

A orientação aos pacientes com sintomas de febre, dor e manchas pelo corpo, náusea, vômitos e dor de cabeça (caracterizada pela dor nos olhos) é que busquem atendimento médico imediatamente, evitando a automedicação.

Os testes para dengue são solicitados pelos médicos em qualquer posto de saúde ou ainda podem ser realizados na rede privada. Na rede pública, os laudos são emitidos somente pelo Lacen, que enfrenta a alta demanda dos exames de todo o Estado.