Cachoeira chega a 579 casos de Dengue
O setor de Vigilância Epidemiológica, do Departamento de Vigilância em Saúde municipal, COMUNICA que estado do RS mantém-se na situação epidemiológica de alerta máxima para Dengue e Cachoeira do Sul com circulação sustentada do vírus.
Considerando este cenário, as equipes da rede de atenção à saúde já estão utilizando o critério de confirmação de casos por vínculo clínico epidemiológico. Alguns casos que não foram possível encerrar por critério laboratorial, serão oportunamente encerrados, acrescendo mais de 100 casos aos casos já confirmados, totalizando aproximadamente 579 casos leves.
Algumas amostras ainda serão encaminhadas para o Lacen, pois independente do cenário epidemiológico do município, todos os casos de óbito, dengue grave e gestantes suspeitos de Dengue, devem ser encerrados somente com resultado laboratorial realizado pelo LACEN/RS, conforme recomendação da Nota nº 01/2022 CEVS/SES-RS. Informa ainda a ocorrência de óbito de paciente suspeito, do sexo masculino, 65 anos, ocorrido dia 28/05 no HCB. O sistema SINAN on-line permanece com problemas na exportação dos dados, não sendo possível analisarmos os dados locais para o modelo de Nota já implantada, o problema é geral e já foi informado o Ministério da Saúde.