Banco Central admite inflação de 8,8% ao fim de 2022

O BC (Banco Central) revisou nesta quinta-feira (30) sua projeção de inflação no cenário básico de 7,1% para 8,8% neste ano, de acordo com informações apresentadas no RTI (Relatório Trimestral de Inflação). Inicialmente prevista para a semana passada, a revelação dos dados do documento foi adiada em função da greve dos servidores da autoridade monetária.

De acordo com o relatório, após a inflação acumulada em 12 meses atingir o pico de 12% no segundo trimestre, ela terá uma trajetória de queda até o fim do ano. A elevação da projeção leva em conta uma alta de 9,5% dos preços livres e de 7% dos administrados, tais como combustíveis, energia elétrica e planos de saúde.

“A inflação de preços livres vai se reduzindo ao longo do tempo na medida em que os efeitos da inércia vão se dissipando e os efeitos da trajetória da taxa de juros real utilizada acima da taxa neutra passam a predominar. Entre os preços administrados, destacam-se, como itens inflacionários para 2022, combustíveis, produtos farmacêuticos, plano de saúde, emplacamento e licença e taxa de água e esgoto”, analisa o documento.

 

 

 

fonte R7