TEAcolhe de Cachoeira é referência para outras cidades

Na semana que passou, a equipe do TEAcolhe de Cachoeira do Sul recebeu a vice-prefeita de Guaíba, Claudinha Jardim, o secretário de Assistência Social, Norberto Jacques Guimarães, e assessora Elisangela da Silva. O grupo realizou a visita com a finalidade de buscar informações sobre a implantação de um centro especializado em Autismo em Guaíba. A escolha de Cachoeira do Sul se deu pois, nas buscas por entidades que são referência, o Centro Macrorregional de Referência em Transtorno do Espectro do Autismo – TEAcolhe Vales surgiu entre as primeiras.

TEAcolhe foi inaugurado em Cachoeira do Sul em novembro de 2021.

Desde então, tem desenvolvido diversas atividades, conforme relatório apresentado pela atual coordenadora, Daniela Von Rohr.

A atenção aos portadores de Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma preocupação do Governo Municipal que, além do TEAcolhe, criou o TEAtende e abriu o CAPS Infantil, fortalecendo a rede de atendimento.

As ações demonstram a importância do trabalho desenvolvido até o presente momento, fazendo com que Cachoeira se torne uma referência em atendimento aos autistas na região central.

Algumas das ações já realizadas:

  • Capacitação para a rede municipal de saúde mental: CAPSII, CAPSi e APAE;

  • Formação dos Monitores da Rede Municipal de SMED;

  • Participações em reuniões com professores do AEE, educação infantil, séries iniciais da SMED;

  • Formação nas Ubs, ESFs, Ambulatório Vida e Postos de Saúde do Munícipio de Cachoeira do Sul.