Mapa de Comportamento do Turista divide visitantes do RS em 12 perfis de consumo

Doze perfis de consumidores fazem parte do Mapa de Comportamento do Turista do Rio Grande do Sul, apresentado nesta segunda-feira (18) no Palácio Piratini. O estudo, fruto da análise de dados coletados nos ambientes digitais, pretende auxiliar os empresários que atuam no setor a identificar quais ofertas são únicas, diferentes e relevantes no Estado.

Os perfis são conceitos abrangentes, desdobrados em 34 subperfis, ou personas, e 46 motivações (ou seja, razões pelas quais uma pessoa procura o Rio Grande do Sul como destino). O relatório será apresentado às lideranças de todas as regiões do Estado, para facilitar a otimização dos investimentos feitos para o aumento do turismo.

“Precisamos encontrar no que somos autênticos, únicos e atraentes para levarmos adiante. Vamos levar esse material para as lideranças regionais, por meio de workshops, para discutirmos como aplicar este conhecimento. Precisamos ser pragmáticos neste sentido”, afirma o CEO da Wine Locals, Diego Fabris.

Cada parte do território gaúcho é apontada como destaque em um perfil específico. No caso da gastronomia, a Serra Gaúcha sai na frente graças às degustações nas vinícolas de Bento Gonçalves e os restaurantes de Gramado e Canela. Já no âmbito da aventura, por exemplo, há uma grande concentração de visitantes no Vale do Paranhana.

Perfis de turistas no RS

– agitador (viaja para fazer festa);
– alternativo (busca o diferente);
– automático (vai sempre para os mesmos lugares);
– aventureiro (quer experiências radicais);
– colecionador de pulseirinhas (busca eventos e shows);
– espiritual (quer fortalecer a sua fé);
– gastronômico (busca novos sabores);
– intelectual (interessado na história e cultura);
– negócios (assíduo em feiras);
– relax (quer descansar);
– só se vive uma vez (gasta mais do que deveria);
– zona de conforto (mais do que acertar, não quer errar na escolha do destino).

Viva o RS

O evento promovido pela Secretaria Estadual de Turismo também foi marcado pelo anúncio da terceira edição do projeto Viva o RS, que promete conectar as empresas que oferecem experiências a quem quer viajar. A iniciativa vai durar seis meses, ajudando na promoção de 300 experiências.

Influenciadores e formadores de opinião serão convidados a divulgar o projeto, de forma orgânica, a partir da produção de conteúdo em vídeo e fotografia. O novo portal vai ser publicado em 1º de agosto, data em que começam as inscrições. Os usuários poderão acessar os serviços de 1º de outubro a 31 de janeiro de 2023.

Nas duas edições anteriores, o Viva o RS somou duas milhões de impressões orgânicas nas redes sociais. 52 mil pessoas acessaram o site, sendo que 4 mil visitas foram revertidas em intenções de compra de pacotes. Ao todo, 158 mil páginas foram abertas – indicador que mostra o elevado índice de permanência do usuário no portal.