21 de setembro é o Dia D da Pesquisa de Interesse nas escolas estaduais
O dia 21 de setembro será um momento de mobilização na rede estadual de ensino, o Dia D para engajar os estudantes para preencherem a Pesquisa de Interesse do processo de implantação do Ensino Médio Gaúcho. A atividade, programada para quarta-feira (21/9), tem a finalidade de assegurar que todos os alunos estejam aptos a participar da escolha dos itinerários formativos e possam manifestar interesse nas trilhas de aprofundamento conforme suas habilidades, talentos e que estejam compatíveis com o seu perfil e o projeto de vida.
A ação consiste em um ranqueamento das trilhas, buscando identificar as áreas de maior interesse dos estudantes, através de um formulário online disponível no site do Ensino Médio Gaúcho. Para realizar a pesquisa, é necessário utilizar o e-mail do @educar, por meio do site do Ensino Médio Gaúcho.
A partir dos dados apurados, a Secretaria da Educação disponibilizará para a rede um ranking por escola, identificando, em ordem de maior interesse, as oito trilhas de aprofundamento mais votadas pelos estudantes dentre as possibilidades disponíveis no mapa das trilhas.
A pesquisa de interesse irá mapear e subsidiar a escolha para a oferta de trilhas em cada escola, por isso é fundamental o engajamento da comunidade escolar para que todos alunos participem.
Para apoiar neste processo, foram disponibilizados computadores para os alunos. Para isso, a escola poderá contar com os tutoriais no site do Ensino Médio Gaúcho.
Ensino Médio Gaúcho
Regulamentado pela Lei nº 13.415/2017 e pelo Referencial Curricular Gaúcho do Ensino Médio – RCGEM, a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Ensino Médio Gaúcho é caracterizado pela ampliação da carga horária – que passará para 3.000h ao longo dos 3 anos – e pela flexibilização do currículo, o que o tornará mais atrativo e trará mais autonomia de escolha aos estudantes.
A flexibilização curricular se dá por meio de itinerários formativos, podendo o (a) estudante escolher em quais áreas do conhecimento quer se aprofundar. Dessa forma, busca fortalecer a educação integral, o desenvolvimento de todas as dimensões humanas – cognitiva, física, emocional, social, cultural e relações interpessoais.
Os itinerários formativos são aprofundamentos das áreas de conhecimento, organizados em 24 trilhas de aprofundamento, que enfatizam uma área focal e outra complementar, dentre as quais os estudantes poderão fazer suas escolhas com foco na realização de seu projeto de vida.