Comitê de política monetária mantém taxa SELIC em 13,75%
O Copom, Comitê de Política Monetária, do Banco Central, decidiu manter a taxa Selic em 13,75% ao ano, em sua reunião de número 249, encerrada nesta quarta-feira (21).
A decisão não foi unânime. Dois integrantes do colegiado votaram por elevar a taxa básica de juros em 0,25 ponto percentual, ou seja, indo a um patamar de 14%.
Uma das justificativas apontadas foi o ambiente externo, considerado pelos membros do Copom como adverso e volátil, com contínuas revisões negativas para o crescimento das principais economias, em especial a da China.
Além disso, foi indicado o ambiente inflacionário, que ainda segue pressionado devido ao processo de normalização da política monetária de países avançados, gerando taxas restritivas.
Em relação à atividade econômica brasileira, foram apontados os seguintes fatores: expectativa de crescimento do PIB acima do esperado no segundo trimestre, inflação ao consumidor ainda elevada, apesar da queda recente em itens mais voláteis e também dos efeitos de medidas tributárias.
Também foram citados o preço do petróleo que deve seguir a curva futura pelos próximos seis meses, devendo aumentar 2% ao ano posteriormente.
Outra influência na decisão da manutenção da Selic foi a hipótese de adoção da bandeira tarifária “verde” em dezembro de 2022 para as contas de energia elétrica, e “amarela” em dezembro de 2023 e de 2024.
Nesse cenário, as projeções de inflação do Copom situam-se em 5,8% para 2022, 4,6% para 2023 e 2,8% para 2024.
O colegiado disse que manterá a vigilância para avaliar se a estratégia de manutenção da taxa básica de juros por período suficientemente prolongado será capaz de assegurar a convergência da inflação.
Agência Nacional