Secretaria de Inclusão Social atende apontamentos feito pelo Ministério Público de Cachoeira

O prefeito José Otávio Germano o Secretário Interino de Inclusão Social, Luis Fernando Godoi, comemoraram  a conclusão do atendimento a todos os itens apontados pelo Ministério Público com relação a Ação Civil Pública referente ao serviço de acolhimento para crianças e adolescentes, o Lar Bem Me Quer 1 e Lar Bem Me Quer 2, que hoje atendem a cerca de 30 crianças e adolescentes.

O documento comprovando o cumprimento dos apontamentos ou o encaminhamento dado a eles será comunicado agora ao Ministério Público através da Procuradoria Jurídica. “Em respeito ao Ministério Público, tudo que foi sugerido serviu de balizamento para nossas ações. Em um tempo bastante rápido, sob o comando do secretário Godoi, todos os itens apontados foram atendidos”, destacou José Otávio. 

Todas essas ações foram articuladas a partir do diálogo e muito empenho da equipe da Secretaria, que não tem medido esforços para melhorar a qualidade no atendimento do serviço de acolhimento. Todos os encaminhamentos tiveram continuidade através de um diálogo com as demais Secretarias e com o apoio das equipes dos serviços”, frisa Godoi.

Tudo isso que estamos fazendo é pensando também na qualidade dos serviços prestados. São todos serviços essenciais que precisam estar em pleno funcionamento”, ressalta a diretora, Carin Ache.

IMPORTANTE

A Secretaria de Inclusão trabalha agora para concluir em breve o atendimento aos apontamentos feitos com relação ao CREAS. Segundo os técnicos, faltam poucos para que todos sejam concluídos.

O que foi feito:

– Em relação ao espaço físico, foram buscadas alternativas de novos imóveis, sendo que a casa 02, que estava com problemas estruturais, está passando por inúmeras reformas para receber os acolhidos da casa 01. Já a casa 02, dos adolescentes, mudará para um imóvel com bastante espaço externo e interno, atendendo todas as exigências para um bom atendimento das crianças e adolescentes; Assim que a documentação for liberada iniciaremos o PPCI.

– Está tramitando na Câmara de Vereadores Projeto de Lei para a contratação de 8 educadores /cuidadores para o Lar Bem Me Quer.

– Em relação ao PPCI, casa 01 já está em processo de implantação, de acordo com a requisição 976/2022 . (esta mudará de lugar, mas o Albergue Municipal usará as instalações). A casa 02 que está em reformas, receberá as crianças da casa 01. Assim que for finalizada a reforma, daremos início aos trâmites legais para o PPCI.

– Em parceria com a Secretaria de Educação, ficou acordado do transporte em ônibus adaptado para as crianças com deficiência, e os demais no carro da secretaria com as devidas cadeiras, específicas para idade.

– O enfermeiro já foi designado para o Serviço de Acolhimento;

– Os educadores cuidadores são capacitados frequentemente pela equipe Técnica do Lar Bem Me Quer, bem como pela equipe técnica do CAPS i. O trabalho é realizado em conjunto e acontece de forma sistemática. Essa parceria é fundamental para o trabalho desenvolvido no Lar.

– No que se refere a protocolo em situações de surto/conflitos envolvendo crianças e adolescentes da área de saúde mental, já existe um trabalho realizado. Mensalmente o CAPS i e a Equipe Técnica do Lar Bem Me Quer realizam reuniões técnicas para discussão de casos e orientação de manejo. Os educadores são orientados a buscarem resolver os conflitos com conversa, caso contrário acionam o SAMU ou o Corpo de Bombeiros, sempre comunicando a Direção do serviço.

– Em relação às fugas, sempre que isso ocorre, mesmo depois de tentativas dos educadores em evitar que ocorra, é registrado ocorrência, informando o fato para o Ministério Público, Judiciário e Conselho Tutelar.

– Os documentos para Inscrição junto ao COMDICA já foram encaminhados e aguardam retorno do mesmo.

– Os acolhidos são transportados com o carro da Secretaria para todos os atendimentos. Já foi solicitado a compra de um novo carro para atender as demandas do Lar.