“Jacuí – O rio que corre com o tempo” foi lançado durante a 53ª Semana de Cachoeira

Entre os eventos previstos na 53ª Semana de Cachoeira, ocorreu, na noite da segunda-feira (12), no auditório da Sicredi, o lançamento do documentário “Jacuí – O rio que corre com o tempo”. A produção de 52 minutos tem roteiro e direção cinematográfica de Pedro Zimmermann, é uma realização da Tunna Entretenimento Audiovisual e financiada pelo Pró-Cultura RS.

documentário mostra o desenvolvimento do Rio Grande do Sul através do rio, as modificações econômicas, culturais, ambientais e de povoamento que tiveram o Jacuí como protagonista. A produção traz ainda um apelo histórico e ambiental muito forte, com depoimentos de historiadores, descendentes de imigrantes, ecologistas e indígenas que vivenciaram as transformações pelas quais o rio passou e continua passando.

A diretora do Arquivo Histórico Municipal de Cachoeira do Sul, Mirian Ritzel, participou do documentário falando sobre a relação do Jacuí com a formação da cidade, o desenvolvimento da orizicultura e a origem do nome do município. O professor Cristiano Garcia também é citado no trabalho como uma das fontes de informação sobre o rio.

Extremamente emocionante e que nos faz pensar no quanto precisamos cuidar e valorizar o nosso Rio Jacuí”, declarou a vice-prefeita e secretária municipal de Educação, Angela Schuh, ao final da exibição. Ela parabenizou a cachoeirense Carmem Curval, diretora da produção, que estava presente no evento, pelo documentário. 

O documentário estará disponível no YouTube no ano que vem para visualização.