Três Escolas Estaduais de Cachoeira serão contempladas com turno integral

Definido como prioridade do Governo Leite nos próximos 4 anos, o ensino médio de turno integral será implementado em mais 67 escolas da rede estadual em 2023. Somando-se as que já tinham a modalidade com as que passarão a ter, haverá 111 escolas com aulas em dois turnos no Rio Grande do Sul. Quatro irão beneficiar as seguintes Escolas de Cachoeira:
– Escola Estadual de Ensino Médio Vital Brasil
– EEEM Dr. Liberato Salzano Vieira da Cunha
– Colégio Estadual Diva Costa Fachin

A rede estadual tem 1.098 escolas de Ensino Médio. Mas até dezembro de 2022, o Estado tinha apenas 4% dos colégios estaduais deste nível com turno integral. Neste ano, com a ampliação, passará a ter 10,1%. Para alcançar a meta, será necessário chegar a 549 estabelecimentos de ensino nos próximos anos.

Para implementar o turno integral, o governo precisará fazer reformas em escolas, adequar espaços como quadras de esporte, cozinhas e refeitórios e ampliar a carga horária de professores, por exemplo.

Outro desafio se refere a uma questão cultural do Rio Grande do Sul, uma vez que muitos estudantes vão à escola de manhã e trabalham ou fazem estágio à tarde como forma de complementar a renda familiar e buscar inserção precoce no mercado de trabalho. Neste caso, caberá à Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e às coordenadorias regionais de Educação convencer alunos, pais e professores de que o turno integral é um bom negócio para o futuro.

A implantação só ocorrerá com a concordância de cada comunidade escolar.

 

 

Fonte Gaúcha/ZH