1º dia da Jornada Pedagógica 2023 destaca o acolhimento dos alunos em sala de aula da rede Estadual

Com foco nas mudanças curriculares, nas novidades do Ensino Médio em Tempo Integral e na recuperação de aprendizagens para o ano letivo de 2023, a Jornada Pedagógica começou nesta segunda-feira, 13 de fevereiro, tratando de temas importantes como o acolhimento dos alunos, professores e funcionários das escolas, a gestão de sala de aula diante dos desafios no pós-pandemia, além de orientações e esclarecimentos aos docentes sobre as modalidades de ensino que serão ofertadas e suas respectivas matrizes curriculares. O encontro foi transmitido pelo canal do YouTube TV Seduc RS.

Outro fato inédito na Jornada Pedagógica 2023 é que a Seduc está oferecendo aos professores um material digital com os temas que serão abordados durante os quatro dias de Jornada. O evento segue até esta quinta-feira, 16 de fevereiro, e possui um material compilado para que as equipes diretivas assistam as lives e possam tirar suas principais dúvidas, além de contextualizem as informações do material recebido.

Conforme a secretária-adjunta de Educação, Stefanie Eskereski, o ano letivo de 2023 é um ano de retomada do pós-pandemia e traz inúmeros desafios para a retomada do vínculo escolar dos alunos e aproximação da comunidade de cada região.

“Estamos encerrando uma etapa com os Estudos de Recuperação e, ao mesmo tempo, estamos elaborando estratégias de acolhimento para o início do ano letivo que começa no dia 23 de fevereiro. Este é um momento de reencontro, de reconstrução e de recomposição das aprendizagens. A reprovação não é a solução. Ela afasta o estudante da escola. Por isso, é necessário atuar de forma conjunta em prol do aluno”, destaca.

Segundo o subsecretário de Desenvolvimento da Educação, Marcelo Jerônimo Rodrigues, no decorrer desta semana as escolas estarão recebendo e-books para que possam se apropriar do material para acompanhar as lives que ocorrem até quinta.

“Estamos vivendo único com duplo foco. Os Estudos de Recuperação, que permitem o avanço dos nossos alunos, e as estratégias para preparação do ano letivo de 2023. Precisamos dialogar e planejar, juntamente com as equipes diretivas, mecanismos de uma acolhida que recupere o vínculo dos alunos e traga mecanismos para a recuperação de aprendizagem”, explica.

Fique atento:

Os encontros serão divididos em duas partes: das 10h às 11h, a programação é voltada ao ensino regular e, das 11h às 12h, o conteúdo é destinado às escolas técnicas com o “Almoço com a Suepro”, tendo a condução do subsecretário de Educação Profissional, Bruno Anicet Bittencourt.

Confira a programação completa e clique para assistir todas as transmissões:

• 14/02: Anos Iniciais e finais do EF

• 15/02: Ensino Médio Gaúcho e Ensino Médio Tempo Integral

• 16/02: Temas Gerais: matrizes, modalidades