Vacinação bivalente contra a Covid-19 começa nesta quarta-feira em Cachoeira

Começa nesta quarta-feira (15/02) em Cachoeira do Sul, a campanha de vacinação bivalente contra a Covid-19. Por orientação da Secretaria Estadual da Saúde, neste primeiro momento a imunização é dirigida a pessoas que vivem em instituições de longa permanência para idosos (ILPIs). Na cidade, são 16 instituições deste tipo, que abrigam 376 residentes. O Departamento de Vigilância em Saúde (DVS) estabeleceu nesta segunda-feira o cronograma da aplicação das doses nas instituições, serviço para o qual as equipes vacinadoras atuarão no período da tarde até o final deste mês.

O imunizante bivalente conta com cepas atualizadas contra o coronavírus, incluindo a proteção contra a variante Ômicron. Para receber essa dose, a pessoa precisa ter concluído, pelo menos, o esquema primário da vacinação contra covid-19, composto pelas duas primeiras doses ou dose única das vacinas monovalentes. O Ministério da Saúde planejou a vacinação em fases, sendo que nelas foram estabelecidos os grupos prioritários à imunização. Nesta primeira fase, além da população das ILPIs, estão incluídas as pessoas com 70 anos ou mais, os imunocomprometidos a partir dos 12 anos de idade, os indígenas, ribeirinhos e quilombolas, todos a partir dos 12 anos.

A previsão da Secretaria Municipal da Saúde é que todos os demais públicos da primeira fase passem a ser imunizados a partir do próximo dia 22, em todos os postos de saúde da rede de atenção básica, no perímetro urbano e zona rural. Nesta quarta-feira, os vacinadores iniciarão o trabalho pelas duas unidades do Residencial Santo Antônio e na Casa de Repouso Shekinah, nos bairros Frota e Barcelos, devendo abranger neste primeiro dia o número aproximado de 60 pessoas.

ESQUEMA DA IMUNIZAÇÃO BIVALENTE

Estarão aptos ao recebimento do imunizante bivalente todos os usuários do SUS que tiverem em dia com o esquema primário da vacinação contra covid-19, ou seja, as duas primeiras doses (ou dose única) das vacinas monovalentes, disponibilizadas até então. Nestes casos, bastará procurar a dose atualizada na rede pública, respeitando o intervalo de quatro meses da última aplicação. Pessoas não vacinadas ou que receberam apenas uma dose da vacina contra a Covid, deverão primeiro iniciar ou completar o esquema primário. Concluído o processo, a bivalente precisará do intervalo de quatro meses para a aplicação.