Na virada do mês gasolina e álcool irão aumentar de preço, com fim da desoneração

Os motoristas  estão mais preocupados que nunca. Isso porque os preços dos combustíveis podem ficar mais caros em poucos dias. Pelo menos esse é o desejo da equipe econômica do governo Lula.

Na verdade, a equipe econômica já decidiu voltar a cobrar os impostos sobre a gasolina e o etanol a partir de março. Em outras palavras, os motoristas terão menos de uma semana para aproveitarem preços um pouco mais acessíveis dos combustíveis.

Em resumo, o governo federal publicou uma Medida Provisória (MP) no dia 2 de janeiro para manter zeradas as alíquotas de diversos impostos sobre os combustíveis. E alguns deles terão isenção até dezembro, mas não é isso que acontecerá com a gasolina e etanol.

Por um lado, a desoneração do PIS/Pasep e COFINS sobre diesel, biodiesel e gás liquefeito de petróleo seguirá até 31 de dezembro. Isso quer dizer que os consumidores que utilizam estes combustíveis deverão passar o ano mais tranquilos.

Contudo,a desoneração de PIS/Pasep e Cofins sobre a gasolina e o álcool seguirá apenas até o dia 28 de fevereiro. Essa também é a data limite da alíquota zero da Cide sobre a gasolina.