Abertas as inscrições para seleção de professores-autores do material didático do programa Alfabetiza Tchê

Estão abertas, até o dia 13 de março, as inscrições para o processo seletivo que escolherá os autores do material didático a ser utilizado no programa Alfabetiza Tchê, voltado para a alfabetização dos estudantes gaúchos na idade certa. Os 12 profissionais selecionados trabalharão no conteúdo voltado aos 1° e 2° anos de Língua Portuguesa, que será elaborado exclusivamente para o programa do Rio Grande do Sul.

CLIQUE AQUI PARA FAZER A INSCRIÇÃO ATÉ 13 DE MARÇO

 

 CLIQUE AQUI E CONFIRA O EDITAL DA SELEÇÃO DE PROFESSORES-AUTORES (.pdf 297,04 KBytes)

Para participar do processo é necessário que os candidatos estejam lecionando em sala de aula e tenham experiência em alfabetização para os 1º e 2º anos do Ensino Fundamental. É desejável que tenham participado, nos últimos três anos, de formações sobre a Base Nacional Comum Curricular e/ou sobre o Referencial Curricular Gaúcho, além de disponibilidade para participar durante todo o período de duração do edital, que será de maio a agosto. A remuneração se dará de acordo com o volume de entregas definido, a partir de um regime de contratação por cessão de direitos autorais.

As inscrições terão duas etapas, a primeira delas por meio de um formulário de inscrição via Google Forms, que precisará ser respondido até 13 de março de 2023; e a segunda, passará por uma entrevista com a equipe da Associação Nova Escola, instituição parceira na ação.

Os professores-autores desenvolverão o material didático que contribuirá com a rotina pedagógica dos professores das redes públicas municipais e estadual, no processo de alfabetização, e que assegurará a qualidade do ensino e aprendizado de todos os docentes, de acordo com pluralidade de características do estado.

Alfabetiza Tchê

A alfabetização de todas as crianças do Rio Grande do Sul na idade certa é a meta do Programa Estadual de Apoio à Alfabetização (PARC), batizado de Alfabetiza Tchê. O decreto que instituiu o programa foi assinado em setembro de 2022 e reafirma o compromisso do estado no apoio aos 497 municípios gaúchos para a alfabetização.

O programa atuará em cinco eixos: fortalecimento da aprendizagem; fortalecimento da gestão municipal e escolar; formação de professores; avaliação externa, acompanhamento e monitoramento dos indicadores; e cooperação, articulação e incentivo. Serão beneficiados alunos da Educação Infantil (de quatro a cinco anos) e dos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental das redes municipais e estadual.

O Estado é o 11° do país a integrar a Parceria pela Alfabetização em Regime de Colaboração (PARC), iniciativa da aliança formada pela Associação Bem Comum (ABC), Fundação Lemann e Instituto Natura.

Sobre a Nova Escola

A Nova Escola é uma organização de impacto social, sem fins lucrativos, que tem como missão fortalecer educadores para transformar a Educação pública brasileira e possibilitar que os alunos desenvolvam o máximo de seu potencial. Referência absoluta no desenvolvimento de conteúdo para professores desde 1986, quando atuava no segmento de revista impressa, em 2015, com o apoio da Fundação Lemann, transformou-se em uma plataforma digital, com mais de 3,1 milhões de acessos mensais. Produz Reportagens, Cursos autoinstrucionais, Formações, Planos de Aula e Materiais Educacionais, gratuitos, para apoiar professores, coordenadores pedagógicos e diretores que atuam na Educação Básica das escolas públicas brasileiras.