Prefeitura pede para DNIT liberação da ponte para caminhões até 24 toneladas
O grupo que esteve em Porto Alegre solicitou ao DNIT a liberação do tráfego de caminhões até 24 toneladas, independentemente do número de eixos. Atualmente, somente veículos leves, caminhões dois eixos e ônibus têm o trânsito liberado na ponte do Fandango. O DNIT se comprometeu em avaliar a possibilidade de permitir que caminhões de maior porte, quando vazios, transitem pela ponte do Fandango.
A Prefeitura solicitou também ao DNIT que ele assuma definitivamente e integralmente o controle de tráfego sobre a ponte. Nos dias de hoje este encargo é do Executivo Municipal, o que tem gerado uma despesa extra e significativa aos cofres públicos. O DNIT também garantiu que fará uma avaliação com o junto ao diretor regional do DNIT Santa Maria, João Carlos Tonetto.
Outro pedido foi para apoio do DNIT para que a Capitania dos Portos estenda o prazo de licença de operação da Balsa Deusa do Jacuí. No mês de julho de 2023 a balsa deverá passar por uma vistoria “a seco” em estaleiro naval tendo, desta forma, que interromper a travessia por um período de aproximadamente 60 dias.