Campanha Pomar Solidário do SESC arrecada excedentes de pomares e hortas para complementar refeições
Uma fruta da estação, uma salada com folhas frescas, verduras e legumes diversos compõem uma alimentação nutritiva e saudável, mas não são todos que têm o acesso fácil a esse tipo de alimento. Para contribuir com as refeições de milhares de pessoas em situação de vulnerabilidade social e, ainda, evitar o desperdício, o Mesa Brasil Sesc promove a campanha Pomar Solidário, que tem como objetivo estimular que pessoas que têm pomar ou horta doem o excedente da sua produção a quem mais precisa.
Os alimentos arrecadados são distribuídos para entidades sociais cadastradas no programa em diversas regiões do Estado. A colheita dos produtos, ricos em vitaminas e sais minerais que auxiliam na imunidade e melhoram a saúde das pessoas, pode ser feita pelo produtor e, em algumas localidades, por equipes do Sesc. O agendamento pode ser realizado com a Unidade mais próxima.
O Pomar Solidário teve início em 2014, na cidade de Cachoeira do Sul. No ano seguinte, chegou também às regiões dos vales do Rio Pardo e Taquari e se espalhou por todo o Estado em 2020. Apenas no ano passado, a campanha arrecadou mais de 34 toneladas de alimentos com as sedes do Mesa Brasil em Porto Alegre, Rio Grande, Santa Maria, Cachoeira do Sul, Ijuí, Lajeado e Erechim e beneficiou cerca 990 instituições.
O Mesa Brasil Sesc é uma rede permanente de solidariedade que atua desde novembro de 2003 no Rio Grande do Sul com o objetivo de evitar o desperdício de alimentos e diminuir as carências nutricionais da população. Para alcançar essas metas, conta com o apoio de empresas, entidades sociais e voluntários. Outras informações podem ser obtidas no site www.sesc-rs.com.br/mesabrasil.