Obras da rua coberta na Praça Honorato começam na segunda-feira, mas via já será interrompida nesta quarta

Mais uma importante obra para Cachoeira do Sul começa na próxima segunda-feira (17 de abril). Desta vez, começa a primeira etapa para a construção da primeira Rua Coberta de Cachoeira do Sul, na Rua Ernesto Alves entre 7 de Setembro e Júlio de Castilhos.

Antes disso, já nesta quarta-feira (12), a Secretaria de Meio Ambiente inicia a sua parte de preparação do local. Para isso, a partir das 20h de terça-feira, o trânsito nesta quadra estará fechado para que os servidores iniciem o processo para a retirada de 4 árvores do local. A previsão é que o serviço leve de dois a três dias, já que trata-se de árvores de grande porte.

A construção da Rua Coberta terá um investimento de R$ 633 mil, valor custeado através de emenda parlamentar do Deputado Federal Afonso Hann e será feita pela empresa Michels Incorporações (DM), de Cachoeira do Sul, vencedora da concorrência pública.

A OBRA – A Rua Coberta se caracterizará pela construção de pilares pré-fabricados em concreto, com estrutura de cobertura e telhas metálicas. Os pilares possuirão 4,70 metros ao lado dos camelôs e 3,60 metros ao lado da Praça Honorato, ficando dispostos com espaçamento de 5,30 metros entre cada vão, cobrindo uma extensão de 14,80 metros. A obra terá um total de 1.078,90 metros quadrados.

A obra engloba também instalações de esgoto pluvial (calhas e tubulações), estrutura decorativa em madeira ao entorno dos pilares, pintura da estrutura metálica, construção de calçadas em concreto polido, piso tátil e iluminação na área construída. O prazo para execução é de 3 meses.

 

E como ficará o trânsito pelo local?

Entre a noite desta terça-feira até a conclusão da retirada das árvores pela equipe da Secretaria de Meio Ambiente, o trânsito pela Rua Ernesto Alves ficará fechado entre a Rua 7 de Setembro e Júlio de Castilhos. A partir de segunda-feira, quando começa a obra de fato, quem vem da Rua 7 de Setembro ou vem pela Ernesto Alves no sentido bairro/Centro, poderá ingressar na Rua Ernesto Alves e entrar logo depois na Travessa Francisco Gama (que hoje passa atrás dos camelôs). Porém, trata-se de uma rua estreita, que pode dificultar o trânsito pelo local. A outra alternativa é ingressar pela Rua Otto Mernak, que é a quadra seguinte.