Programa Saúde nas Escolas de Cachoeira ampliado para 8,7 mil alunos em 2023

Representantes da Saúde e Educação públicas estiveram  reunidos nesta quarta-feira (19/04), no auditório do Sicredi, para a reunião de lançamento do ciclo 2023 do Programa Saúde na Escola (PSE). O encontro mobilizou servidores da Smed, 24ª Coordenadoria Regional de Educação e Secretaria da Saúde, incluindo serviços especializados como Ambulatório Vida, Vigilância Epidemiológica, Programa Crescer Saudável e Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (Caps i), os quais deverão amparar, no decorrer do ano, as diferentes ações previstas pelo planejamento do grupo técnico intersetorial. A contribuição na área social acontece através do ACESSUAS (Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho), via Secretaria Municipal de Inclusão Social (SMIS).

O programa, que é desenvolvido pelo Governo Federal, tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino. Em alusão ao Dia do Índio, que é celebrado na data, a coordenação do evento convidou o Coral Tape Mirim, da aldeia indígena Araxa Ty, localizada no distrito da Cordilheira, para o momento cultural. Também estão previstas na programação de abertura atividades de contação de histórias e uma dinâmica de integração, a ser desenvolvida pela equipe multiprofissional de atenção especializada em saúde mental (AMENT).

PROGRAMA TRIPLICADO EM 2023

Neste ano, em Cachoeira do Sul, serão 29 escolas pactuadas ao PSE, agregando gestores, profissionais de educação e da saúde, bem como toda a comunidade escolar de regiões distintas, em torno do incentivo de hábitos mais saudáveis e melhoria da qualidade de vida de aproximadamente 8,7 mil alunos da educação básica municipal e estadual. Em 2022, eram 10 instituições de ensino credenciadas, mobilizando em torno de 1,7 mil crianças e adolescentes. “Reforçamos o time e multiplicamos forças em prol do pleno desenvolvimento de nossas crianças e adolescentes, dados os muitos desafios que a educação e a formação dos jovens cada vez mais impõem à sociedade”, avalia o secretário municipal da saúde, Marcelo Figueiró.

O incremento significativo no público-alvo do programa, ampliado em 290% em relação ao ano anterior, se deve a dois importantes fatores. “O primeiro é estarmos em um contexto pós-pandemia, pois em 2021 e 2022 tivemos trabalhar dentro das limitações que o coronavírus nos impunha, em termos de equipes, sobretudo na Saúde onde os profissionais precisavam priorizar a ponta, e no que se refere à própria interação social, um tanto freada pelos protocolos da doença”, explica a então coordenadora do PSE no período, Deise Ourives. Neste ciclo, a coordenação do programa estará a cargo da bióloga Rosinele Perez. O segundo ponto que acabou impulsionando a capilaridade da iniciativa, incluindo entre as beneficiadas escolas estaduais de grande porte na cidade, foi a mudança de foco indicada pelo Governo Federal.

Motivado pelas análises obtidas através de pesquisas lançadas no pós-pandemia, o Ministério da Saúde decidiu focar as ações do PSE no público adolescente, apontado como o mais vulnerável aos reflexos negativos impostos pelo isolamento, nicho no qual teria sido observado o crescimento dos números de diagnosticados com depressão, ansiedade, obesidade e menor aproveitamento escolar. A saúde do adolescente, então, ganhou mais destaque, a partir do nível dois do ensino fundamental, que inclui as 6ª, 7ª, 8ª e 9ª séries, e com a adesão mais expressiva de instituições do ensino médio. “Um exemplo atual desta nova realidade, que assola a saúde dos jovens, é o ciclo de violência que invadiu as escolas em todo país. Nosso trabalho nesta empreitada se tornou ainda mais desafiador”, pondera Marcelo Figueiró.

LANÇAMENTO DO CICLO 2023

Nesta reunião de abertura do PSE, os técnicos avaliarão os resultados obtidos no ciclo anterior e, com base nas conclusões e sugestões angariadas, pautar a atualização do plano anual. “Assumo o trabalho ciente da relevância do projeto em nossa sociedade e da responsabilidade deste time de profissionais em preservar a qualidade de vida dos nossos estudantes”, destaca a nova coordenadora do PSE, Rosinele Perez. O incentivo à vacinação voltará a ser tema relevante do programa no ambiente escolar ao longo de 2023, sempre apostando na capacidade de convencimento das crianças e adolescentes em suas respectivas famílias. (confira a programação temática do PSE na relação abaixo)

ESCOLAS PACTUADAS NO PROGRAMA

* EMEI Sagrado Coração de Jesus

* EMEI Cristo Rei

* EMEF Dora Abreu

* EMEI Sonho Meu

* EEEF Juvêncio Soares

* EEEF Angelina Salzano Vieira da Cunha

* EEEM Virgilino Jayme Zinn

* EEEF Marieta Ribeiro de Almeida

* EEEF Bairro Carvalho

* EEEF Dr. David Fontoura de Barcelos

* EMEF Maria Pacicco de Freitas

* EEEM Dr. Liberato Salzano Vieira da Cunha

* EMEF Sagrado Coração de Jesus

* EMEI Favo de Mel

* EEEM Diva Costa Fachin

* EEMF Honorato de Souza Santos

* EMEI Julia Tavares

* EMEI Nossa Senhora de Fátima

* EEEM Antônio Vicente da Fontoura

* EEEM João Neves da Fontoura

* EEEM Borges de Medeiros

* EEEM Coronel Ciro Carvalho de Abreu

* EEEM Vital Brasil

* EMEF Baltazar de Bem

* EMEF Manoel Carvalho Portela

* EMEF Alarico Ribeiro

* EMEI Mundo Azul

* EMEI Sítio Encantado

* EET Nossa Senhora da Conceição

ATIVIDADES INCLUÍDAS NO PSE

– Promoção das práticas de atividades físicas
– Prevenção do uso de álcool, tabaco e outras drogas
– Promoção da segurança alimentar e prevenção da obesidade infantil
– Prevenção da Covid-19
– Promoção da saúde bucal

– Promoção da saúde ocular

– Promoção da saúde auditiva

– Promoção da saúde ambiental

– Promoção da saúde sexual e reprodutiva e prevenção de HIV/IST

– Prevenção das violências e dos acidentes

– Promoção da cultura de paz e direitos humanos

– Prevenção de doenças negligenciadas

– Verificação da situação vacinal