Marista Roque se une a ação nacional em prol da cultura da paz
Um dia especial para refletir, agir e contribuir para a construção de um mundo mais fraterno. Estudantes do Colégio Marista Roque participaram de uma ação em prol da paz na última quarta-feira. Chamado de Dia do Cuidar, a iniciativa envolveu simultaneamente mais de 90 mil estudantes maristas de todo o Brasil.
Foram promovidas abordagens diferenciadas, de acordo com a faixa etária de cada turma (desde a classe bebê até o ensino médio), para proporcionar momentos de acolhimento, respeito e de promoção da cultura da paz.
Nossos estudantes e educadores pausaram as suas atividades curriculares nos primeiros períodos da manhã e da tarde para participar de dinâmicas e reflexões e depois registraram em fotos, vídeos e trabalhos escritos o que é ser promotor da paz e do cuidado em suas percepções. Entre as ações, estiveram contações de histórias, leitura, transmissão de vídeos, escutas sensíveis, momento do abraço e da oração, desenhos, cartazes, poesias e muito amor envolvido nos materiais criados por crianças e adolescentes.
Compartilhamos experiências para fortalecer a paz, o amor, o cuidado, o respeito e o acolhimento em nossa comunidade escolar e cachoeirense. O diretor do Colégio Marista Roque, Maurício Anony, destaca que essas ações são cada vez mais necessárias para sensibilizar estudantes, educadores e famílias sobre a necessidade de uma sociedade cada vez mais justa e humanitária.
“Precisamos do apoio de todos para termos menos bullying, menos cyberbullying, menos fake News e um mundo mais pacífico e seguro. Assim, estamos trabalhando, segundo São Marcelino Champagnat, para tornar Jesus Cristo cada vez mais conhecido e amado por todos”, destacou o diretor.
Paz pelo Brasil
A iniciativa teve o propósito de promover a cultura do cuidado nos diversos espaços de missão marista. O objetivo foi de compartilhar experiências, fortalecer vínculos e se inspirar para construir um mundo mais humano, solidário e pacífico.
A proposta também ultrapassou os muros dos colégios por meio de um live com Luciene Tognetta, pesquisadora e coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral (Gepem). Com o tema Bullying e cyberbullying: como famílias e escolas podem agir em tempos tão desafiadores, o diálogo foi aberto à comunidade e pode ser assistido diretamente no YouTube a qualquer momento. Clique aqui para acessar.