Secretaria Municipal da Agricultura e Senar realizam cursos para agricultores familiares
A Secretaria Municipal da Agricultura e Pecuária (SMAP) em parceria com a SENAR, iniciou em março deste ano o programa ATeG Olericultura.
No dia 1 de março, foi realizado o evento de sensibilização “AteG – Assistência Técnica e Gerencial”, no auditório do Sicredi, com aproximadamente 40 produtores (as) de olerícolas. O objetivo do evento foi apresentar o programa para os produtores interessados e divulgar as inscrições. Após a abertura das inscrições, o programa obteve um número de 25 produtores rurais inscritos, e foi criada a primeira turma do município de Cachoeira do Sul.
As visitas técnicas e toda a assistência, são realizadas pelo Engenheiro Agrônomo e Técnico ATeG – SENAR, Ricardo Silva de Lara, que através de visitas pré agendadas, realiza todas as etapas do programa, em cada uma das 25 propriedades. Durante o mês de março aconteceram 20 visitas, já no mês de abril já somaram 37 encontros realizados.
Nesses encontros, o técnico dispõe da metodologia adotada pelo AteG – SENAR, estabelecendo e implantando modelos de gestão e operações técnicas continuadas, possibilitando a realização de ações efetivas, nas áreas econômica, social e ambiental, além de proporcionar um maior e melhor desenvolvimento em todos esses aspectos, para a família que participa do programa e para a comunidade em geral.
Os bons resultados, são a principal vantagem que o produtor tem ao receber assistência técnica e gerencial. No fechamento do primeiro ano do grupo ATeG Olericultura em outros municípios, os números são animadores, registrando aumentos na porcentagem do lucro de até 66% e redução do custo em cerca de 60%, o que motiva os produtores, o técnico do SENAR e SMAP, que atuam semanalmente realizando as ações propostas no programa, para sua plena realização.
O curso tem duração de três anos, e a meta é fechar essa primeira turma, com 30 produtores de olerícolas do município.
O programa é gratuito e ainda há vagas. Caso haja interesse em participar, entrar em contato pelo telefone: 51 9 9729 1206.