UFSM/Cachoeira apresenta estudo para aumentar segurança e criar ciclovia na Rua David Barcelos

A obra de recapeamento asfáltico da Rua David levantou junto aos técnicos da Secretaria de Planejamento o questionamento sobre as formas de garantir mais segurança para quem passa pelo local, seja ele pedestre, ciclista ou motorista. Buscando uma solução técnica para isso, o curso de Engenharia e Transporte e Logística da UFSM/Cachoeira foi convidado na última semana a apresentar suas sugestões e já nesta semana eles apresentaram o levantamento. Participaram da apresentação os técnicos da Secretaria de Planejamento, o Secretário de Obras, Ronaldo Trojahn e o coordenador de trânsito, André Carlos.

O estudo feito pelos professores Felipe Caleffi e Brenda Medeiros Pereira aponta que entre 2015 e 2018 foram registrados pelo 35º BPM um total de 18 acidentes com vítimas na Rua David Barcelos. Deste total, a maioria aconteceu em dia de sol e com pista seca. “Como o asfaltamento é o ponto central do projeto para melhoria da via, é fundamental que sejam tratados os principais riscos de ocorrência de acidentes”, explicam os professores, que no estudo apresentaram os problemas que podem ser encontrados e as recomendações para cada um deles.

A equipe técnica da Secretaria de Planejamento vai agora avaliar todos os pontos apresentados no estudo e fazer os orçamentos necessários para os apontamentos que exigem investimentos.

Alguns pontos do estudo:

Excesso de velocidade

Problema: largura da via e falta de sinalização horizontal que favorecem o excesso de velocidade

Recomendação: combinação de ações físicas e visuais para a redução da velocidade da via. Entre elas estão: redução do espaço físico ocioso em interseções, delimitação de faixas de tráfego e estacionamento e instalação de faixas de pedestres em todas as interseções

Baixa visibilidade nas interseções

Problema: a maioria das interseções da Rua David Barcelos apresenta problemas de visibilidade devido à presença de vagas de estacionamento muito na esquina.

Recomendação: verificar a possibilidade de extensão do meio-fio de forma física ou sinalizada junto as interseções.

Falta de sinalização de faixas de tráfego

Problema: a falta de sinalização das faixas cria um ambiente não delimitado para os condutores, criando conflitos quando posicionamento dos veículos na via.

Recomendação: recomenda-se duas faixas de circulação veicular de 3,5m de largura, e adoção de somente uma faixa de estacionamento de 2,7m de largura.

Falta de segurança para a circulação de ciclistas

Problema: a Rua David Barcelos é uma das principais vias da área central para circulação de ciclistas e melhoria da via pode atrair ainda mais ciclistas para o local.

Recomendação: adotar a segregação física do tráfego de ciclistas de acordo com os parâmetros técnicos de volume de tráfego e velocidade. A indicação é a instalação de uma ciclofaixa.

Fonte: Estudo do curso de Engenharia e Transporte e Logística da UFSM/Cachoeira