Estado e Ibraoliva realizam mais uma edição do selo de azeite de oliva premium
O Selo Produto Premium Origem e Qualidade RS, iniciativa da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), em parceria com o Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva), chega à sua segunda edição. A ação foi construída em 2021 e lançada em 2022 com o objetivo de atestar a qualidade e a origem do azeite de oliva extravirgem produzido no Estado. Devido à alta procura de produtores e à finalização da colheita de azeitonas, foi aberta uma segunda rodada de inscrições para a edição 2023 do selo, que seguem até 25 de maio. O regulamento está disponível no site da Sict.
A secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Simone Stülp, afirma que este selo “é fundamental para chancelar a importância do setor da olivicultura à economia do Rio Grande do Sul, evitar fraudes em azeites de oliva extravirgem e destacar a inovação e a tecnologia que estão presentes nas marcas seladas”. “É um orgulho para o nosso Estado ser o maior produtor de azeite de oliva extravirgem do Brasil, e precisamos reconhecer a inovação nessas cadeias agroalimentares”, salienta.
Para o presidente do Ibraoliva, Renato Fernandes, essa premiação é muito importante pois visa qualificar um produto de alta gama, de excelência, e consagrado nos concursos mundiais. Destaca que o Rio Grande do Sul junto com o Ibraoliva criaram essa formatação de avaliação de uma forma muito mais próxima da “nossa realidade”. “Um selo que está sendo trabalhado de uma forma isenta, que não visa lucros. Não há nenhum tipo de aporte financeiro dos inscritos a não ser os custos com as operações que envolvem esta certificação de qualidade dos azeites gaúchos”, informa.
Durante o processo de certificação, o azeite extravirgem passa por duas etapas. A primeira é a análise físico-química realizada pelo Laboratório da Embrapa Clima Temperado, em Pelotas (RS), creditado pelo Inmetro e Ministério da Agricultura. A segunda etapa é um painel sensorial no qual profissionais altamente qualificados irão provar e avaliar os produtos de acordo com o método do Conselho Oleícola Internacional. “Essa busca pela qualificação nos dá uma resposta muito positiva em relação a essa avaliação que está acontecendo no Rio Grande do Sul”, observa Fernandes.
Conforme o presidente do Ibraoliva, ainda existem etapas a serem vencidas, mas diz ter a convicção de que sempre ocorrerão avanços para otimizar esse processo e deixá-lo cada vez transparente. “Precisamos passar ao consumidor a certeza que está adquirindo um produto premium, diferenciado, principalmente em relação aos importados”, pontua Fernandes, agradecendo ao governo do Estado, em especial à Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia. “Agradeço a todos que estão trabalhando nesse processo com a esperança de consolidar a cultura, consolidar essa nova força econômica que é a olivicultura no Estado do Rio Grande do Sul”, finaliza.
Na primeira edição do Selo Produto Premium para chancelar o azeite de oliva extravirgem gaúcho, 73 marcas de 29 produtores do Estado receberam a certificação. Este total representou mais de 200 mil garrafas da safra 2022.
Texto: Rejane Costa/AgroEffective