Semana da Pátria 2023: Fogo Simbólico chega no dia 21 de agosto
A secretária municipal de Educação, Angela Schuh, acompanhada da chefe do Ceplan, Celeni Konig, e do agente da Defesa Civil, Cristiano Garcia, participaram, nesta segunda-feira (26), de uma reunião em preparação às comemorações da Pátria no 3º Batalhão de Engenharia de Combate. Eles foram recebidos pelo Comandante do 3º BE Cmb, Coronel Leal, que colocou o Exército à disposição da SMEd para a organização da Semana da Pátria e dos momentos que antecedem o 7 de setembro.
O Fogo Simbólico da Semana da Pátria chegará à Cachoeira do Sul no dia 21 de agosto, às 11 horas. Após a recepção, em local ainda a ser definido, iniciará o roteiro nas escolas, da mesma forma que aconteceu no ano passado, até o dia 31 de agosto. A Banda do 3º BE Cmb também participará da programação itinerante.
No dia 1º de setembro acontece a Corrida do Fogo Simbólico, quando o mesmo será conduzido pelo Executivo Municipal e pelos Comandantes do 3º BE Cmb e do 13º GAC até a Praça Borges de Medeiros (Praça da Caixa D’Água), onde será acesa a Pira da Pátria por um atleta homenageado, ainda a ser escolhido.
A SMEd convidará entidades para fazerem a guarda do Fogo Simbólico na Praça Borges de Medeiros, onde acontecem as sessões cívicas, além de realizar reuniões com todos as representações interessadas em participar do Desfile.
Durante a reunião também já foram tratados alguns detalhes do Desfile de 7 de Setembro, que deverá iniciar às 9 horas e seguir nos moldes do desfile de 2022.
Neste ano, o tema Nacional é “Centenário do Falecimento de Rui Barbosa de Oliveira – O águia de Haia” e o tema Estadual é “Centenário da Revolução de 1923 – Revolução Assisista”. A SMEd deverá divulgar, nas próximas semanas, o Tema Municipal da Semana da Pátria 2023.