Terra registra dia mais quente da história, pelo segundo dia consecutivo

Pelo segundo dia consecutivo, a Terra registrou o dia mais quente da história na terça-feira (4), com uma temperatura média de 17,18°C, de acordo com dados dos Centros Nacionais de Previsão Ambiental dos Estados Unidos e analisados pelo Instituto de Mudança Climática da Universidade do Maine. O último recorde, de 17,01°C, tinha sido marcado na última segunda-feira.

Com a ajuda do Climate Reanalyzer, o Instituto produz um gráfico que exibe as médias ponderadas das temperaturas diárias de diversos países do mundo. Apesar de ser inverno no Hemisfério Sul, o verão da outra metade do globo contribui para o aumento na temperatura geral da Terra.

As ondas de calor que têm atingido países no mundo todo são um dos fatores relevantes para este cálculo. Segundo dados da Administração Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA), o País norte-americano tem enfrentado temperaturas 80%  acima  do que as médias esperadas para o mês. Além disso, agências climáticas internacionais já anunciaram que a China enfrenta condições climáticas extremas desde junho. Já no continente africano, temperaturas próximas aos 50°C foram registradas.

Alguns Estados do Brasil aparecem na faixa avermelhada do mapa, que representa as áreas com temperaturas entre 25°C e 35°C. A temperatura mais alta do Brasil na segunda e terça-feira foi 37.5°C, registrada em Balsas, no sul do Maranhão, em ambos os dias. Cidades do Tocantins, Pará e Ceará também aparecem no ranking das 20 temperaturas mais altas do INMET.

 

 

Fonte Gaúcha/ZH