Câmara entrega à Educação 14 mil cartolinas reaproveitadas de documentos descartados

O presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Magaiver Dias, entregou para a Secretária de Educação, Angela Schuh, mais de 14 mil folhas de cartolina que foram reaproveitadas de documentos antigos da Casa. O material era utilizado como capa de papéis que, após prazo legal, foram eliminados pelos servidores.

O trabalho de reaproveitamento começou em setembro de 2022. Como as contracapas, feitas de cartolina, não tinham nada impresso, os servidores do Legislativo entraram em contato com a chefe do Setor Pedagógico da Secretaria de Educação, Solange Louzada, para discutir a possibilidade de reutilização do material nas escolas municipais. Solange aprovou a ideia. Ao longo desse tempo, foram 14.236 folhas de cartolina de diversas cores reaproveitadas e entregues à Secretaria nesta quinta.

O projeto é coordenado pelo auxiliar legislativo Charles Massirer, com o auxílio dos estagiários Henrique Pereira e João Augusto Fagundes. Os papéis picotados são enviados para a Cooperativa de Trabalho dos Recicladores de Cachoeira do Sul (Cocari), para reciclagem. Massirer estima que pelo menos 700 kg de papel picotado foram encaminhados para a cooperativa desde setembro de 2022. Os documentos de guarda permanente foram digitalizados antes do descarte.