Fetag-RS tem sua nova diretoria empossada
Na sexta-feira (23/02), foi realizado o ato oficial de posse da diretoria da Fetag-RS para o quadriênio 2024-2028. A cerimônia aconteceu na sede da federação, em Porto Alegre, e contou com a presença de autoridades, dentre eles, o vice-governador do Estado, Gabriel Souza, e o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira.
As atividades do dia especial começaram logo cedo, com a visita do governador do Estado do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, que devido a outros compromissos não pode participar do ato de posse. Leite, acompanhado do vice-governador, Gabriel Souza, e do secretário-chefe da Casa Civil, Arthur Lemos, dialogou com a nova diretoria da federação sobre as demandas que entidade entende ser fundamentais para o desenvolvimento do setor nos próximos anos.
O governador ouviu as demandas e se comprometeu a manter o diálogo aberto com a Fetag-RS e desejou sucesso para a nova diretoria. Leite foi presenteado com o livro comemorativo dos 60 anos da Fetag-RS.
Para o ato oficial de posse, mais de 400 pessoas, dentre lideranças políticas e sindicais, associados(as) e representantes dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, participaram.
Em sua fala, o presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva, que foi reconduzido ao cargo, afirmou que “a diretoria empossada para o quadriênio 2024-2028 está comprometida em seguir trabalhando arduamente para defender os interesses da agricultura e da pecuária familiar. Ao longo de sua história, a Fetag-RS obteve muitas vitórias, mas ainda há muito trabalho a ser feito. Assumimos o compromisso de, com ética e transparência, representar agricultores(as) e pecuaristas familiares de todo o Estado”.
Ao final do ato de posse, a já oficialmente empossada diretoria, juntamente com diretoria da Contag, reuniu-se com o ministro Paulo Teixeira e a equipe do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar para tratar sobre pautas como a da cadeia leiteira e do Grito da Terra Brasil, que será realizado em 2024, em Brasília.
Sobre as pautas apresentadas, o ministro se comprometeu a, nos próximos 15, reunir representantes das cadeias produtivas, dentre elas a do leite, para buscar alternativas que solucionem os problemas enfrentados pelos produtores, em especial os familiares. O ministro afirmou que não é aceitável que grandes produtores ganhem mais pela produção do que os menores. Ainda de acordo com o ministro, governo e representantes das entidades irão dialogar sobre o orçamento da união voltado a agricultura familiar.
Também prestigiaram o ato de posse: presidente da Assembleia Legislativa, Adolfo Brito; presidente da Conab, Edegar Pretto; o presidente da Contag, Aristides Veras do Santos; o deputado federal, que representou a Câmara dos Deputados, Heitor Schuch; o presidente da Fetaep, Alexandre Leal dos Santos; a secretária de administração e finanças da Fetaesc, Agnes Weiwanko; a presidente da Emater, Mara Helena Saalfeld; presidente da CTB no Rio Grande do Sul, Guiomar Vidor; presidente da Famurs, Luciano Orsi; presidente da Ocergs, Darci Hartman; além de parlamentares estaduais e federais, prefeitos, vereadores, secretários municipais e representantes de entidades.